ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae Minas abre inscrições para o Empretec em Uberaba

Seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) ajuda empresários a se tornarem empreendedores de sucesso
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Empretec, seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado com exclusividade pelo Sebrae no Brasil está com inscrições abertas em Uberaba até o dia 20 de maio. O seminário será realizado de 22 a 27 de maio, e as inscrições devem ser feitas pelo site.

Serão 60 horas de palestras, debates e atividades práticas que vão estimular os participantes a desenvolverem as dez competências empreendedoras fundamentais para o sucesso: capacidade de identificar oportunidades, persistência, comprometimento, eficiência, calcular riscos, estabelecer metas, buscar informações, planejar e monitorar o negócio, criar redes de contatos, ter independência e autoconfiança.

A analista do Sebrae Minas Kariny Vasques explica que para melhorar os resultados dos negócios, os empreendedores precisam de uma mudança comportamental. “O Empretec é um seminário que instiga o comportamento empreendedor do participante de forma prática. Isso leva à maior capacidade de execução e realização, com novas atitudes e, consequentemente, melhores resultados empresariais”, analisa.

Cássia Minaré, empresária em Uberaba, experimentou essa transformação depois de participar do seminário. Ela sempre teve o sonho de ter o próprio negócio. Há trinta anos a empreendedora vende roupas femininas, e conciliava essa paixão com o emprego formal numa concessionária de carros. Com os filhos criados, percebeu que era o momento de abrir mão da segurança do emprego com carteira assinada e empreender. Ao ver o número de clientes triplicar, decidiu investir em um espaço para abrir sua loja e contratar funcionários.

A mudança também revelou a necessidade de capacitação para organizar o negócio. “Eu pensava que era só buscar a mercadoria e calcular o lucro. Mas vi que a lucratividade não é só comprar e vender. Às vezes, tinha a sensação de estar pagando para trabalhar e precisava aprender a cuidar do meu negócio”, conta Cássia. Esse aprendizado veio com o Empretec.

Durante seis dias, a empresária se dedicou a projetar o empreendimento no cenário econômico do mercado. Com o auxílio de professores facilitadores, ela definiu metas e conseguiu analisar os possíveis problemas que enfrentaria. Mas o que não imaginava é que meses após a capacitação, viria a pandemia da Covid-19. Ela estava com o estoque cheio e as pessoas não podiam sair de casa para comprar. “Pensei que teria de fechar as portas. Fui rever o que tinha estudado, analisei as minhas apostilas do Empretec e montei novas estratégias”, revela Cássia. Em uma live, vendeu 122 peças de roupas em uma única tarde. A ideia inovadora deu fôlego para sobreviver aos meses de portas fechadas.

Depois de participar da capacitação, a empresária Cássia teve um aumento de 65% nas vendas. Hoje, ela também tem uma loja on-line e vende para todo o Brasil. Dados do Sebrae mostram que 67% dos empresários que participaram do Empretec aumentaram o faturamento de suas empresas, e 75% ampliaram a renda mensal. A taxa de mortalidade entre as empresas que passaram pelo treinamento é de apenas 7%, enquanto a média dos demais empreendimentos no Brasil é de 46%.

Empretec em Uberaba

Data: 22 a 27 de maio

Inscrições: até 20 de maio pelo site

Mais informações: (34) 3318 1800

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Vanessa Braga – (34) 99903 8603

[email protected]

  • comportamento empreendedor
  • Empreendedorismo
  • empretec
  • ONU