A educação empreendedora é uma das ferramentas fundamentais para que estudantes se capacitem para o mercado de trabalho do século XXI, se tornando protagonistas de suas trajetórias profissionais. Mas muitos profissionais da educação no Brasil ainda têm dificuldade de encontrar referências teóricas para fundamentar seus projetos de educação empreendedora. Diante deste cenário, o Sebrae acaba de lançar o Termo de Referência em Educação Empreendedora. O material pode ser acessado, gratuitamente, clicando aqui.
O Termo foi criado para que educadores consigam entender os conceitos de educação empreendedora e, assim, colocá-la em prática em suas escolas e comunidades. “O material é um instrumento orientador e útil tanto para aqueles que já lidam com o processo educativo, quanto para os que estão iniciando a sua jornada como educadores ou agentes de educação. A intenção é que seja uma ferramenta, um guia prático da educação brasileira contemporânea, conectado aos desafios de um mundo cada vez mais acelerado, complexo e dinâmico”, destaca a gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.
O Termo reúne, em um documento abrangente, um material completo com a natureza histórica, cultural e econômica da educação empreendedora e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. “Por meio de um vasto embasamento teórico, o documento é um referencial para orientar todas as etapas da educação, desde o planejamento de um projeto ou curso, até a sua aplicação ou melhoria de soluções já existentes”, explica.
Em sete capítulos, o leitor pode mergulhar em conceitos que estão transformando escolas, alunos, professores, metodologias de ensino e o mercado. O Termo traz referências de livros, autores e pensadores contemporâneos, e faz um resgate da história, para compreendermos o nosso presente. O material traz ainda métodos e técnicas de educação empreendedora, uma análise sobre competências empreendedoras e socioemocionais do século XXI, além de reflexões sobre a era pós-digital, o papel da tecnologia e o que podemos esperar do futuro. “A proposta do Termo é fomentar a discussão sobre novos modelos, tendências e possibilidades para uma educação transformadora. Esperamos que esse material proporcione um entendimento comum sobre a educação empreendedora e suas aplicações em todos os níveis de ensino”, destaca Fabiana.
-
Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER)
O Termo de Referência em Educação Empreendedora foi desenvolvido pelo CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora. O CER foi criado em 2017, com o propósito ser um promotor e difusor do conhecimento sobre Educação Empreendedora, incentivando e fomentando estudos e pesquisas, posicionando-se como um importante ponto de contato entre a academia e todos os envolvidos e interessados no tema.
Na plataforma, são disponibilizados estudos, pesquisas, ferramentas e materiais que apoiam o desenvolvimento e viabilizam a prática da Educação Empreendedora, levando conteúdo a estudantes e educadores e contribuindo para melhorar o ensino empreendedor e fazer avançar a cultura empreendedora no Brasil.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275