ASN MG Atualização
Compartilhe

Rotas mineiras prioritárias serão destaque em feira de turismo e negócios em Brasília

Receptivos apoiados pelo Sebrae Minas e Secult vão negociar produtos e serviços turísticos com players internacionais e nacionais durante a ABAV Expo
Por Roger Dias
ASN MG Atualização
Compartilhe

Quatro rotas turísticas prioritárias de Minas Gerais vão ser atrações durante a 51ª edição ABAV Expo, em Brasília, entre os dias 26 a 28 de setembro. A iniciativa do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), tem o propósito de fomentar o turismo mineiro, ampliar as possibilidades de mercado e destacar as riquezas naturais, culturais, gastronômicas e históricas em todo o estado.

Por meio do programa Check-in Minas, o Sebrae Minas e a Secult vêm estruturando, mapeando e qualificando novos produtos e experiências nas rotas. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões e a geração de emprego e renda no estado. Entre as ações, está a estruturação e promoção de 16 rotas turísticas até 2026.

Lançada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Rota das Artes será um dos destinos turísticos apresentados na ABAVExpo. O percurso conta com 16 atrações sugeridas e contempla experiências espalhadas por oito cidades mineiras: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Todas elas já famosas por outros três roteiros disponíveis: o Circuito do Ouro, o Destino Veredas e o Circuito Liberdade. No novo roteiro, os turistas têm acesso à arte barroca, modernista e contemporânea, em atrações que proporcionam o envolvimento do visitante. É possível até mesmo confeccionar, com a ajuda de artesãos, uma peça única e exclusiva.

Na capital federal, durante a ABAV Expo, a Rota do Café do Sul de Minas vai ser um dos destaques no espaço do Sebrae Minas e da Secult. O roteiro contempla seis municípios da região, que é a maior região produtora de café do mundo: Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília. A rota reúne seis experiências turísticas relacionadas ao café na Região Turística Encantos de Minas e Região Turística das Águas: Paiol Café Boutique (Três Pontas); Fazenda Santa Quitéria (Cambuquira); Fazenda Catiguá (Cambuquira); Parque das Águas (Caxambu); Café Seival (Baependi) e Laticínios Paiolzinho (Cruzília). O turista deve contratar cada experiência diretamente com o atrativo turístico ou em alguma agência de receptivo local.

Outras duas rotas, já lançadas no mercado, também serão apresentadas como prioritárias para potencializar o turismo em Minas Gerais. Uma delas é a Rota Bahia-Minas, projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas com apoio de diversas instituições busca alavancar o turismo na região e gerar negócios por onde antes passava a ferrovia, desativada em 1966. O percurso, com mais de 350 km, passa por seis municípios mineiros: Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas. A inclusão da rota como prioritária no estado, fortalece ainda mais o trabalho realizado desde 2022 para alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico local, gerando novas oportunidades de negócios para a região.

Por fim, também será destaque a Rota Café do Cerrado Mineiro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Lançada em 2023, o percurso une a produção de café de alta qualidade da região – considerada a primeira do país a receber a Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Denominação de Origem (DO) – com os atrativos naturais, culturais e gastronômicos locais. O objetivo é valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligadas à cadeia produtiva associada ao turismo rural e de experiência.

Gastronomia

A ABAV Expo também vai contar com um espaço exclusivo destinado à gastronomia do estado. No Cozinha Viva, os chefs Mariana Correia, Igor Anaxagoras, Ana Gabriela Costa e Silva e Carol Mesquita vão desenvolver pratos mineiros durante os três dias de evento. A ação faz parte do programa Prepara Gastronomia, iniciativa do Sebrae Minas desenvolvida para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar e valorizar a gastronomia mineira.

Além disso, outro destaque será a presença da influenciadora Vera Lucia, da Chácara Cristal. Conhecida por sua simpatia e autenticidade, ela trará ao estande a receita de seu famoso biscoito ‘Montanha Russa’, compartilhando não apenas os segredos do preparo, mas também suas inspiradoras histórias de vida e tradições mineiras.

Rodada de Negócios

Em 2024, o Sebrae Minas e a Secult vão contar com um estande onde 10 receptivos irão oferecer produtos e serviços turísticos de destinos mineiros às empresas e visitantes do evento. No dia 27, haverá a Rodada de Negócios com a participação de agências e operadores. Os encontros serão direcionados a grandes players do trade turístico nacional e internacional, especialmente convidados pela organização do evento, com agências e operadoras de viagens, bem como DMOs (Destination Management Organization) e DMCs (Destination Management Companies – organizações internacionais de mercado.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Expo tem a expectativa de contar com cerca de 42 mil visitantes e vai reunir os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do Turismo brasileiro: os agentes de viagens. O evento prevê inúmeras possibilidades de negócios, fortalecimento de marca e destino, capacitações e a vitrine para lançamentos e novidades. Com mais de 2 mil empresas associadas, incluindo agências e operadoras, a ABAV responde por cerca de 80% das vendas e distribuição de produtos turísticos no país, gerando R$ 34,4 bilhões em 2023.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379- 9276 / 9278 / 9139

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

-

  • rotas turísticas
  • sebrae minas
  • Secult