Empreendedores que integram o ‘Caminho de Nossa Senhora da Lapa’, em Vazante, no Alto Paranaíba, participaram, de 26 a 28 de setembro, de uma missão técnica nos Caminhos Franciscanos. A iniciativa, promovida pelo Sebrae Minas, em conjunto com a Associação dos Caminhos Franciscanos (Acaf), tem como objetivo apresentar as boas práticas de cooperativismo, gestão e turismo que são desenvolvidas nas cidades de Teófilo Otoni, Frei Gaspar e Itambacuri.
O encontro entre os dois destinos de fé será uma oportunidade única de troca de experiências, mostrando como os territórios conseguiram transformar a religiosidade em motor de desenvolvimento econômico e social. Durante a programação, os empreendedores poderão observar de perto as estratégias adotadas pelas cidades dos vales do Mucuri e do Rio Doce na acolhida de peregrinos e visitantes, fortalecendo a vocação turística e cultural da região.
Caminhos Franciscanos
A Rota Caminhos Franciscanos era feita no período da colonização da cidade, pelos frades Capuchinhos e Clarissas Franciscanas, e se tornou um dos mais novos destinos turísticos religiosos de Minas Gerais. Há 150 anos, os frades Capuchinhos – dentre eles Frei Gaspar, Frei Ângelo, Frei Serafim e Frei Inocêncio – faziam esse percurso para trocar o que era produzido entre os municípios de Aldeamento (Itambacuri) e Filadélfia (Teófilo Otoni). Recentemente, foi inaugurado o novo ramal Frei Gaspar/Itambacuri.
Com esse contexto histórico, entidades e lideranças locais apoiadas pelo Sebrae Minas realizaram, em 2019, um mapeamento técnico para desenvolver um produto do turismo religioso e de experiência: a Rota Caminhos Franciscanos.
“Por meio do programa Check-In Turismo, o Sebrae Minas promoveu diversas capacitações para os empreendimentos credenciados, já inseridos no guia turístico da Rota, que contempla a zona urbana e rural das cidades”, explica as analista do Sebrae Minas, Deborah Constantino.
-
Confira a programação da missão
27 de setembro (Sábado)
7h30 – Café da manhã na Igreja São Francisco de Assis e troca de experiências com Padre Honório e Deborah Constantino, gestora do projeto pelo Sebrae Minas
10h30 – Vivência nas Marias Artesãs (Comunidade do Suíço)
12h – Almoço no Rancho das Rosas (Comunidade São José)
14h – Visita ao Sítio Velho Thio (Pousada Rural)
15h30 – Visita ao Sítio Boa Vista (Projeto Frutificar)
28 de setembro (Domingo)
9h – Visita à Frei Gaspar.
11h30 – Almoço no Sítio Velho Thio (Pousada Rural).
14h – Recepção no Santuário Nossa Senhora dos Anjos pelos Frades Capuchinhos e associados da Rota Caminhos Franciscanos (Visita e troca de experiências)
16h – Café da tarde Delícias da Vovó Duca, com a empreendedora Roberta.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
-

