ASN MG Atualização
Compartilhe

Rota Bahia-Minas recebe Pedal da Viola

Evento apoiado pelo Sebrae Minas será promovido no dia 16 de julho, no município de Ladainha, no Vale do Jequitinhonha
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

As belezas naturais e culturais da região de Ladainha, localizada a 515 km de Belo Horizonte, serão cenário do Pedal da Viola. O evento promovido no dia 16 de julho (domingo), a partir das 7h, integra a programação cicloturística da Rota Bahia-Minas, destino por onde passava a antiga ferrovia, que ligava o Sul da Bahia aos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais.

O percurso de 40 km terá início no Recanto Florescer, um hotel fazenda cercado por matas e trilhas de natureza ainda preservada. De lá, os ciclistas seguem até o Café da Néia, famoso pelas quitandas mineiras feitas na hora. A Cachoeira do Túnel é o próximo ponto de parada, seguida pela experiência de atravessar o túnel histórico da Estrada de Ferro Bahia-Minas.

Ainda durante o Pedal da Viola, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um passeio pelo município de Ladainha, e conhecer as construções históricas da antiga estrada e visitar a Usina Hidrelétrica Wenefredo Portela. A última parada do pedal será no Recanto Florescer, com um almoço típico da cozinha mineira embalado pelo som de um Encontro de Violeiros.

O Pedal da Viola faz parte das estratégias para valorizar os atrativos turísticos naturais, a gastronomia e os aspectos históricos e culturais da região, além das tradições musicais. “Em maio, realizamos o primeiro pedal que destacou a produção da cachaça na região de Novo Cruzeiro. Agora, resgatamos a cultura da viola. Nosso intuito é buscar novas experiências para atrair mais turistas e estimular o empreendedorismo nas comunidades ao longo da antiga ferrovia”, afirma o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.

Além de Ladainha, outros quatro municípios da Rota Bahia-Minas também serão cenários de ações previstas para acontecer em agosto e setembro deste ano – em Poté e Teófilo Otoni, respectivamente -, e no primeiro semestre de 2024 – em Araçuaí e Carlos Chagas.

Rota Bahia-Minas

A Rota foi desenvolvida pelo Sebrae Minas em seis municípios – Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas -, com apoio de diversas instituições públicas e privadas. A iniciativa prevê uma série de ações para alavancar o turismo na região e gerar novas oportunidades de negócios por onde passava a antiga ferrovia. Entre as iniciativas já realizadas estão a promoção de eventos de aventura, capacitação dos pequenos negócios locais, mapeamento de atrativos e fomento ao turismo regional.

O objetivo da rota é atrair novos visitantes e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados no percurso. Para conhecer mais sobre os atrativos acesse o site www.rotabahiaminas.com.br e acompanhe as dicas de viagem, programação de eventos, indicações de meios de hospedagens e lugares para saborear a gastronomia da região.

SERVIÇO
Pedal da Viola – Rota Bahia-Minas
Data: 16 de julho (domingo)
Horário: a partir das 7h
Local: saída do Recanto Florescer – Rua da Usina, nº 2.995
Mais informações e inscrições: (33) 99996-9042 ou www.rotabahiaminas.com.br/eventos

Assessoria de Imprensa / Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]

  • Pedal Rota Bahia Minas
  • Rota turística
  • turismo