ASN MG Atualização
Compartilhe

Rodada de Negócios conecta empresas de Divinópolis a 30 compradores do estado

Ação de relacionamento promovida pelo Sebrae Minas e prefeitura, que teve apoio de várias entidades, aconteceu durante a 3ª Semana da Moda da cidade
Por Roger Dias e Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

Quinze micro e pequenas empresas do segmento de vestuário de Divinópolis participaram nesta quarta-feira (6/8) da Rodada de Negócios, durante a 3ª edição da Semana da Moda. Promovida pelo Sebrae Minas e pela prefeitura, com parceria do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), a iniciativa possibilitou a conexão e o relacionamento dos pequenos negócios locais com 40 compradores de várias regiões de Minas Gerais.

Durante a rodada, os empreendedores de Divinópolis tiveram a chance de apresentar seus produtos em um desfile, trocar experiências e fortalecer a visibilidade de suas coleções focadas nos públicos feminino, masculino e plus size. Além da capital Belo Horizonte, lojistas de 18 cidades mineiras conheceram o diferencial e a peculiaridade da indústria local: Araxá, Arcos, Betim, Contagem, Curvelo, Esmeraldas, Formiga, Galiléia, Ipatinga, Itaú de Minas, Itabira, Itabirito, Juiz de Fora, Juruaia, Mariana, Nova Serrana, Ouro Preto, Raul Soares e Ribeirão das Neves.

A ação faz parte de uma estratégia para estimular a economia regional e valorizar o potencial produtivo do polo de moda da cidade do Centro-Oeste mineiro, cuja população é de 242 mil habitantes. “A Rodada de Negócios em Divinópolis é uma das estratégias importantes para aproximarmos os pequenos negócios de novas oportunidades de mercado. Nosso objetivo é fomentar conexões comerciais qualificadas, fortalecendo o desenvolvimento local e ampliando a competitividade das empresas da região. A participação dos pequenos negócios mostra o potencial do município, com possibilidades reais de fortalecer o mercado e alcançar resultados expressivos”, explica o analista do Sebrae Minas Dênis Magela.

Marcas tiveram oportunidade de apresentar suas coleções em um desfile. Foto: Thiago Carvalho

Em uma etapa preparatória para a Rodada de Negócios, entre abril e julho, o Sebrae Minas promoveu uma trilha de capacitação para as 15 empresas, incluindo consultorias especializadas em ampliação de mercado e canais de distribuição as quais continuará recebendo consultoria do sebrae na área de gestão. As empresas ainda receberão consultorias em digitalização e vendas, com foco em presença on-line, canais digitais de comercialização, conversão e fidelização de clientes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Igor Cardoso, destaca a força da Rodada de Negócios e das demais atrações da Semana da Moda para potencializar o município como polo importante do estado. “Nossa cidade ocupa a segunda posição em todo o estado de Minas Gerais no número de empresas ativas do setor. Além disso, contamos com um Arranjo Produtivo Local (APL) consolidado, que reforça nossa vocação para a moda. Esta Rodada de Negócios foi pensada justamente para apresentar aos compradores o que temos de melhor. Nosso desejo é que esses compradores não apenas fechem negócios pontuais, mas que passem a ser parceiros frequentes, contribuindo diretamente para o fortalecimento da nossa economia”.

Negócios e relacionamento

Além de ampliar o relacionamento com os lojistas, a empresa Amore News, focada no público feminino e com produção de 2 mil peças por coleção, fechou negócios com compradores de Belo Horizonte, Formiga e Mariana. A empresária Thaís Santos, responsável pelo contato direto com os lojistas, fechou a rodada satisfeita com as conexões realizadas. “As empresas que vieram nos visitar avaliaram positivamente nossas mercadorias. Conseguimos algumas parcerias importantes para nossa empresa, o que traz ainda mais valor à nossa marca. Estamos otimistas com a possibilidade de fidelizar novos clientes nos próximos meses”, conta Thaís, que participa da Rodada de Negócios pela segunda vez.

Empresários tiveram cerca de 30 minutos para apresentar seus produtos aos compradores mineiros. Foto: Thiago Carvalho

Com duas décadas de atuação em Divinópolis, a marca Sabrina Neves aproveitou a oportunidade para mostrar peças focadas no público plus size. “Há 10 anos, optamos por produzir peças plus size para atendermos a uma demanda grande de mercado. Muitas clientes nos questionavam que não achavam modelos jovens. A partir daí, passamos a investir nesse trabalho”, avalia a empresária, que aprovou o formato da rodada. “Gostei muito desse modelo evento por trazer novos clientes que não conheciam Divinópolis. Temos mercadorias boas, com qualidade. Percebemos que todas as empresas estão evoluindo, inovando na produção e buscando clientes novos para atender ao que os consumidores querem atualmente”.

Por sua vez, Vanessa Ferreira Costa, da V3 Camisaria, também conseguiu seduzir os compradores com os modelos voltados ao público masculino. “Prezamos muito pela qualidade e diversidade de malhas. Trabalhamos com malharia, tamanhos variados, pluz size e variedade com textura de malhas, que dá uma diversidade no guarda-roupa masculino. Ficamos muito satisfeitos de participar desta Rodada de Negócios. Temos uma variedade boa de clientes que querem conhecer mais sobre mercado masculino e nossa loja consegue mostrar boas peças”.

Alice Cristina Santos, da La Blue, está há dois anos e meio no mercado e já começa a ter bons resultados. “A rodada é muito importante, pois permite nosso contato com novos clientes. É uma oportunidade de os compradores conhecerem as marcas e melhorar esse relacionamento com quem produz diretamente. Às vezes o cliente não consegue comprar na hora, mas depois compra ao ter acesso aos nossos catálogos”, conta.

Sócia da Savi, de Belo Horizonte, a empresária Aline Silva foi um dos compradores que participaram da Rodada de Negócios e fez contato com as 15 fábricas da cidade. Ela está no mercado da capital há dois anos e queria justamente conhecer mais sobre o tradicional polo de Divinópolis. “Trabalhamos em BH com uma loja voltada para alfaiataria feminina para um público voltado para o mercado corporativo. Minha ideia é entender os processos de roupas e fabricação própria. Fazer parte desse ecossistema é importante para conhecermos fornecedores de peças prontas e novos fabricantes. Desta forma, conseguimos ter a chance de aprender um pouco com eles”.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139/9271/9275

[email protected]

  • Divinópolis
  • Moda
  • Rodada de Negócios
  • sebrae minas