No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Quilombo São Domingos, em Paracatu, abre suas portas para o evento “Manhã no Quilombo”. Com uma programação imersiva que aborda história, gastronomia, oficinas e práticas culturais locais, a ação propiciará uma experiência cultural inédita que convida os participantes a conhecer e vivenciar as tradições e saberes ancestrais da comunidade quilombola.
A atividade faz parte do projeto de afroturismo, liderado pelo Sebrae Minas, que busca organizar e fomentar o turismo de base comunitária na localidade. A ação é a primeira realizada pela entidade, em todo o estado, destinada a um território quilombola. Desde o segundo semestre de 2023, já foram realizados encontros para sensibilização da comunidade do São Domingos e mobilização dos parceiros, identificando experiências e promovendo a formação de um coletivo responsável por conduzir as ações. O projeto segue em desenvolvimento até 2025.
Roteiro
A partir das 9h, os visitantes terão um café especial na Fábrica de Biscoitos do Quilombo, um local simbólico onde os sabores e receitas tradicionais são preservados e compartilhados com quem chega. Um dos destaques dessa experiência gastronômica é o Bolo Zumbi, uma receita ancestral desenvolvida na própria comunidade e transmitida ao longo de gerações. Preparado com rapadura, especiarias e técnicas artesanais, o bolo representa a valorização dos saberes locais e celebra a memória e a resistência dos ancestrais quilombolas.
Em seguida, uma visita à Casa Museu permitirá uma visão única da história e das raízes do Quilombo. Desde 2009, a casa de adobe, descoberta por antropólogos que pesquisaram a região, recebe visitantes e preserva a memória viva dos antepassados. A Casa Museu é um ponto central para compreender a história de resistência e as tradições que moldaram o quilombo ao longo dos séculos. Nessa parada, uma mini oficina sobre o cultivo e uso do açafrão, um dos produtos locais, será realizada, revelando seu papel na cultura e no sustento da comunidade.
Às 11h15, uma oficina de trança afro traz à tona a importância do cabelo na identidade quilombola, proporcionando uma vivência prática e rica em simbolismo. Às 12h30, os participantes serão convidados para um almoço com sabores e ingredientes regionais completam a experiência sensorial e cultural. O menu inclui frango caipira, farofa de jiló, angu, quiabo, arroz, feijão e salada, pratos que refletem a rica culinária do quilombo e a conexão da comunidade com a terra. Entre as opções para a sobremesa tem doce de mamão.
Sobre o Quilombo São Domingos
Localizado no município de Paracatu, a apenas 3 km do centro da cidade, o São Domingos abriga, aproximadamente, 600 pessoas e 182 famílias quilombolas, que vivem e mantêm as práticas culturais e saberes passados por gerações. Fundado há mais de três séculos e reconhecido, oficialmente, como quilombo, em 2004, pela Fundação Cultural Palmares, o Quilombo São Domingos é um espaço vivo de história e resistência.
A experiência turística, elaborada pela própria comunidade, proporciona uma oportunidade de aprendizagem e convivência, permitindo que os participantes se conectem diretamente com o saber quilombola em uma manhã de troca e compartilhamento.
Serviço
Evento: Manhã no Quilombo
Data: 20 de novembro
Horário: 9h às 14h30
Local: Quilombo São Domingos, Paracatu (MG)
Atividades: Café da manhã, visita guiada, oficina de açafrão, oficina de trança afro, almoço tradicional (bebidas à parte).
Valor da experiência: R$ 199,90. Gratuito para crianças até 5 anos.
Informações e reservas: (38) 9 9864-1399 / Romário
Instagram: @quilombosaodomingos
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK)
(31) 99445-2460
[email protected]