“Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, passaria seis afiando o machado.” Essa frase foi dita por Abraham Lincoln, um dos mais conhecidos ex-presidentes dos Estados Unidos, que usa da analogia para enfatizar a importância de planejar antes de executar uma tarefa.
De fato, um bom planejamento é essencial para que a empresa atinja seus objetivos de maneira mais disciplinada e, em consonância com suas estratégias, consiga lidar melhor com os imprevistos. Quando falamos em negócio, planejar de forma eficiente se torna fundamental.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que a principal causa de fechamento de empresas é a falta de planejamento. Planejar permite que se conheça melhor o mercado, o que tende a aumentar as chances de sucesso e auxilia a se precaver dos imprevistos que surgem pelo caminho.
Ao contrário do que muitos empresários pensam, planejamento estratégico não é coisa para grande empresa e nem é um bicho de sete cabeças. Os benefícios, vale sublinhar, são muitos, mas as etapas para realizá-lo são poucas. De forma simplificada, pode-se dizer que o planejamento busca responder a algumas questões sobre a empresa, como: onde estamos hoje? Para onde queremos ir? Como chegaremos lá?
Para responder a elas, existem diversas ferramentas. Apresentaremos aqui quatro passos que auxiliam na elaboração de um planejamento eficaz:
1 – Faça um diagnóstico do cenário atual
Para elaborar um bom planejamento, é importante entender a situação atual da empresa. Por isso a pergunta: “onde estamos hoje?” Antes de responder a ela, é necessário analisar o ambiente interno para identificar os pontos fortes e fracos, as deficiências e qualidades. É preciso avaliar também o ambiente externo, para saber quais são as ameaças e oportunidades que poderão impactar a empresa no futuro.
2 – Trace seus objetivos
Com o diagnóstico realizado, você agora poderá projetar o futuro. É hora, portanto, de responder à seguinte pergunta: “para onde queremos ir?” Estabeleça os objetivos que pretende alcançar e suas prioridades. Uma dica valiosa é definir metas quantificáveis. Pode ser um aumento de 10% no ticket médio, a abertura de uma filial ou a redução do endividamento. Esses objetivos devem estar de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa. Se seu negócio ainda não possui esses norteadores, não demore a criá-los!
3 – Defina as estratégias
As estratégias estão intimamente ligadas aos objetivos e devem responder a um questionamento: “como chegaremos lá?” Só a partir daí serão definidas as tarefas e apontados os recursos e prazos necessários para alcançar os objetivos. Nesse momento, deverá ser elaborado um plano de ação que deverá separar em etapas as atividades destinadas a atingir determinada meta. Com ele, também será mais fácil monitorar o andamento do projeto e definir os responsáveis pela execução de cada tarefa.
4 – Acompanhe e faça ajustes
Uma falha comum que deve ser evitada é não acompanhar a execução do plano de ação. Fique atento às ações implementadas e avalie a necessidade de ajustar e rever a estratégia. O mercado passa por constantes oscilações, e as empresas devem se adequar para acompanhá-lo. O planejamento é um processo contínuo de criação e pode – aliás, deve – ser alterado. O importante é acompanhar e monitorar o plano que foi desenhado e ter clareza de onde se quer chegar.
Fonte: Erika Becari Cal de Souza Vianna é analista do Sebrae Minas
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