Os projetos ‘Menuuh! Experiências Turísticas de Belo Horizonte’ e ‘Panelas Abertas’ foram contemplados na noite desta quarta-feira (19/3) com o Prêmio Iberoamericano DTI 2025 na categoria Promoção e Marketing. As iniciativas envolvem a parceria do Sebrae Minas com a Belotur para promover o turismo e a gastronomia na capital mineira. O anúncio dos vencedores aconteceu durante a Feira Nacional de Destino Turístico Inteligente, em Bonito (MS).
O Menuuh BH concorreu com outras quatro iniciativas de promoção do turismo em toda a América do Sul: Unidade Móvel de Promoção e Atendimento ao Turista (Curitiba), Curta Vila Velha – Ecossistema Digital de Promoção Turística (Vila Velha-ES), Mobilidad Accesible y Ecológica: el bus Turistico que Transforma Montevideo (Montevideu-URU) e Cali es Donde Debes Estar (Cali-COL). A iniciativa apresenta 19 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras, para aqueles que desejam vivenciar a capital mineira de uma maneira única.
As experiências do Menuuh! foram elaboradas e aprimoradas por meio de um trabalho de diversificação e ampliação da oferta turística na cidade. O trabalho colaborativo tem o objetivo de fortalecer o posicionamento da capital mineira como um destino turístico de destaque, além de gerar riqueza por meio da ampliação da oferta, produtos e roteiros turísticos da capital.
A elaboração do projeto faz parte do programa ‘Acelera Check-in Turismo’, que mapeia os principais produtos e experiências turísticas da capital mineira, levando em consideração a demanda do mercado. O projeto tem como objetivo acelerar a criação e o desenvolvimento de novos produtos e experiências turísticas por meio da aplicação de práticas inovadoras, fazendo com que os empreendimentos se conectem com o mercado turístico por meio de produtos com significado, que valorizam pessoas, histórias e o modo de ser e de fazer.
Dividido em duas jornadas, o Acelera Check-in Turismo contempla os principais desafios do Turismo de Experiência para estruturar produtos e experiências com significado para turistas e território e conectar as experiências com o mercado consumidor para que se torne rentável e sustentável para os empresários. O projeto foi lançado em 2024 e que já vem sendo executado em Belo Horizonte, Nova Lima e no Caparaó Mineiro.
Ateliê aberto
Outro vencedor da noite na parceria entre Sebrae Minas e Belotur, o ‘Panelas Abertas’ foi inspirado no modelo de ateliê aberto, os chefs abrem sua cozinha para um bate papo sobre a história empreendedora e fazem cozinha ao vivo com pequenos empreendedores e alunos de gastronomia. O projeto envolveu a participação do programa Prepara Gastronomia, que impulsiona os pequenos negócios de alimentação por meio de workshop´s e cozinha ao vivo.
O intuito do projeto é de que os atores se interagem e aprofundem seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios dos estabelecimentos gastronômicos, possibilitando um momento único de troca de conhecimento e experiência.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379- 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
imprensa@sebraemg.com.br