ASN MG
Compartilhe

Projetos da Escola do Sebrae são selecionados para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem, do Sebrae

Desafio nacional propõe que estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades
Por Karla Lamounier
ASN MG
Compartilhe

Três projetos da Escola do Sebrae, de Belo Horizonte, foram selecionados para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem. A 2ª edição do desafio mobilizou estudantes e professores de todo o Brasil, alcançando mais de 20 mil participantes e mais de 4 mil equipes inscritas. Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, o desafio é dividido em quatro categorias: Imagina, Cria, Inspira e Avança, cada uma destinada a um nível de escolaridade diferente (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Profissional e Superior).

Em cada categoria, foram selecionadas seis equipes, totalizando 24 equipes de Minas Gerais que irão para a próxima fase do desafio. O Desafio propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia.

As equipes “Geração Futura”, “JFV Team” e “Next Dream” da Escola do Sebrae, se destacaram com projetos inovadores, o que garantiu a participação na etapa estadual da competição. O professor orientador, Alexandre Herculano do Vale, destaca que “a classificação de três equipes da Escola do Sebrae neste desafio demonstra o potencial dos nossos estudantes e como estão preparados para os desafios do mercado de trabalho. Essa iniciativa é muito importante para desenvolver competências essenciais como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, algo que sempre estimulamos em nossos estudantes, em todos os projetos da Escola”.

ALI Educação Empreendedora

Entre as selecionadas de Minas Gerais para a etapa estadual do desafio, também estão três equipes de escolas públicas, atendidas pelo programa ALI Educação Empreendedora do Sebrae. São elas: a equipe “Juntos na Criação”, da Escola Municipal João Fernandes dos Santos, de São João da Ponte/MG; a equipe “Liga da Vitória”, da Escola Municipal Rossana Ferreira Murta, de Coronel Murta/MG; e a equipe “PPPKM”, da Escola Estadual Professor Campos, de Itamarandiba/MG.

As escolas foram capacitadas por meio do programa ALI Educação Empreendedora, que visa apoiar as instituições de ensino na adoção de práticas de inovação que transformem o ambiente escolar. A gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, ressalta que “esse resultado revela o sucesso da metodologia do programa ALI para tornar as escolas mais inovadoras e desenvolver nos estudantes competências e comportamentos empreendedores, preparando-os para se tornarem cidadãos mais críticos e criativos, capazes de transformar a realidade em que estão inseridos”.

Próximas etapas

As equipes selecionadas de cada estado apresentarão os seus projetos ao vivo para uma banca de jurados on-line. Serão quatro bancas por estado, que definirão uma equipe vencedora de cada categoria. Os vencedores estaduais apresentarão seus projetos na etapa regional para uma nova banca de jurados on-line nos meses de setembro e outubro. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final presencialmente e um aparelho celular de última geração para cada participante e orientador.

A grande final será realizada em dezembro. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139/9271/9275

[email protected]

  • ALI Educação Empreendedora
  • competição
  • Desafio Liga Jovem
  • Escola do Sebrae
  • etapa estadual