ASN MG Atualização
Compartilhe

Projeto IndustriAgro encerra ciclo e abre novas inscrições para produtores rurais do Noroeste de Minas

Iniciativa do Sebrae, em parceria com o Senai, está com 45 novas vagas disponibilizadas para os municípios de Paracatu, Lagoa Grande e Guarda Mor
Por Henrique Ulhoa
ASN MG Atualização
Compartilhe

Está aberto o novo ciclo de consultorias do projeto IndustriAgro para a região Noroeste do estado. A iniciativa busca aumentar a produtividade agrícola a partir da modernização dos processos de manutenção e do uso de equipamentos rurais. Promovida pelo Sebrae, em parceria com o Senai, a ação atenderá produtores de grãos dos municípios de Paracatu, Lagoa Grande e Guarda Mor. São 45 novas vagas e as inscrições podem ser feitas neste link.

O projeto oferece consultorias especializadas, capacitações tecnológicas e auditorias de manutenção que permitem diagnosticar falhas, reduzir custos e otimizar o trabalho dentro das propriedades rurais. A ideia é melhorar a eficiência operacional das fazendas por meio da redução de desperdício, controle de estoque, gestão e melhoria do processo de manutenção, e modernização do uso de maquinários, desde sistemas de irrigação até tratores e colheitadeiras.

A analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende explica que o IndustriAgro cria um ambiente propício para a inovação no campo e impacta diretamente na gestão eficiente do negócio. “A capacitação e o uso de tecnologias avançadas resultam em melhores condições de trabalho e maior produtividade, refletindo-se em ganhos econômicos e sociais para toda a comunidade”, destaca.

Para a gerente das unidades Senai de Paracatu e Vazante, Sabrina Rodrigues de Carvalho, a iniciativa, apesar de recente, está impactando toda a região. “O IndustriAgro é um projeto que traz conceitos e metodologias aplicadas à indústria, ajustadas e alinhadas com a realidade do produtor rural. O Senai se sente privilegiado por estar inserido nas principais atividades econômicas da região”, afirma.

1º ciclo atendeu 30 produtores

Marília Censoni, gestora de uma propriedade em Paracatu, participou do primeiro ciclo do projeto

O primeiro ciclo do IndustriAgro, na região Noroeste, foi realizado ao longo do segundo semestre de 2025. O projeto atendeu 30 produtores das cidades de Paracatu, Unaí e Lagoa Grande, e atuou junto às associações rurais de produtores da agricultura familiar, em parceria com as prefeituras de Paracatu e Vazante.

Na avaliação da gestora administrativa e financeira de uma propriedade rural de Paracatu, Marília Censoni, a aplicação da metodologia na fazenda está rendendo bons resultados. “É um programa bem prático. Conseguimos melhorar o desempenho dos funcionários, organizar os barracões, deixando a fazenda mais limpa e mais bem estruturada. Estamos muito satisfeitos com o que foi feito até agora”, afirma.

SERVIÇO

Projeto IndustriAgro
Cidades: Paracatu, Lagoa Grande e Guarda Mor
Período: 1º semestre de 2026
Número de vagas: 45
Inscrições: neste formulário

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Henrique Ulhoa (STARK)
(31) 99445-2460
[email protected]

  • agro
  • Agronegócio
  • Consultorias
  • Guarda Mor
  • Lagoa Grande
  • paracatu
  • Projeto IndustriAgro