Um projeto do Sebrae Minas está transformando a rotina de 36 recuperandas da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) Feminina de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas. O programa Impulsiona +, com o apoio do Sebrae Delas, possui três eixos e objetiva fortalecer a gestão da instituição e preparar as internas para o mercado de trabalho. A iniciativa também tem reestruturado e criado novas oficinas produtivas na unidade, como costura e confeitaria, para gerar mais receita.
No eixo da empregabilidade, as participantes recebem orientação para elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e capacitação em empreendedorismo, com aplicação prática nas atividades desenvolvidas dentro da unidade. O trabalho também contempla a formação básica sobre comportamento profissional, comunicação e processos de seleção. Ao final do ciclo, todas concluem as atividades com currículos elaborados e prontos para utilização fora do sistema prisional.
No eixo das oficinas produtivas, o trabalho é orientado por conceitos de gestão e empreendedorismo, como controle de custos, formação de preços, organização de estoque e acompanhamento financeiro. A proposta é criar metas e indicadores próprios, ampliando a visão de negócio das atividades realizadas.
E no eixo da gestão, a iniciativa impacta os colaboradores da APAC, com melhorias na organização dos fluxos de trabalho, na comunicação interna e na definição de responsabilidades administrativas.
Além disso, o programa também está reestruturando a oficina de costura e, em fase final de criação, de uma confeitaria, com foco na produção de bolos, tortas e doces. A ação será, inicialmente, destinada à venda na padaria administrada pela APAC masculina, e prevê, em etapa posterior, a busca por parcerias locais para distribuição dos produtos.
A consultora credenciada Sebrae Minas, Virgínia Motta, responsável pela condução do projeto na unidade, explica que a “a metodologia do Impulsiona+, aliada ao olhar feminino do Sebrae Delas, fortalece a autonomia das recuperandas e tem uma grande capacidade transformadora para as mulheres”.
Aprendizado e Transformação
A APAC atua há quatro décadas em Itaúna. A unidade feminina, criada há 22 anos, complementa o trabalho desenvolvido no município. Atualmente, a unidade masculina tem capacidade para atender 141 recuperandos, e a feminina abriga 42 recuperandas. Ao todo, a instituição conta com uma equipe de 40 colaboradores.
O presidente da Associação, Peter Gabriel, explica que o projeto Impulsiona+ utiliza métodos de trabalho eficientes, que vão ao encontro da missão social da instituição. “Transformamos o tempo de privação de liberdade em um ciclo de aprendizado real, garantindo que essas mulheres retornem à sociedade com ferramentas sólidas para construir um novo futuro”, destaca.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

