Para fortalecer a gestão e o empreendedorismo nas unidades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), o Sebrae Minas promoveu uma nova etapa do Programa Impulsiona+, encerrada na última segunda-feira (6/10), em Passos, no Sudoeste do estado. A ação envolveu 150 beneficiários diretos, entre recuperandos e colaboradores.
Ao todo, foram 600 horas de consultoria e 25 capacitações e treinamentos, que resultaram na criação de um novo modelo de gestão da governança,, além de promover a capacitação empreendedora dos recuperandos, e ampliar o relacionamento da instituição com a sociedade. Três unidades produtivas (horta, padaria e empório) da Apac de Passos passaram por uma reestruturação, com destaque para o início da comercialização de hortaliças e a reorganização da padaria externa, com nova precificação dos produtos.
O Impulsiona+ também estimulou a diversificação das peças de crochê desenvolvidas pelos internos. Além dos tradicionais tapetes e forros de mesa, os recuperandos agora produzem bolsas que são comercializadas no Empório da Apac, localizado no Mercado Municipal. A revitalização do Empório também fez parte das ações do programa promovido pelo Sebrae Minas.
Além disso, foi estruturado um Comitê Gestor para garantir a continuidade das ações e consolidar a governança da Apac. Uma das iniciativas foi a elaboração de uma metodologia exclusiva para o processo seletivo de funcionários, com o intuito de realizar contratações mais assertivas. Foram criados ainda um banco de currículos e um banco de vagas, para conectar os recuperandos às oportunidades de trabalho, e ampliar as chances de reinserção social.

Reinserção social e gestão empreendedora
Com 25 anos de atuação da cidade, e capacidade para 154 recuperandos, a Apac de Passos conta, atualmente, com 23 colaboradores. O gerente geral da Associação, Pietro Mandatti, explica que “hoje, a instituição é vista de outra forma pelo mercado e pela sociedade. É perceptível que ela gera resultados financeiros, e que podemos proporcionando uma reinserção mais efetiva dos recuperandos no mercado de trabalho”, diz.
A construção de um modelo sustentável de gestão e relacionamento com a comunidade é destacado pela analista do Sebrae Minas Carolina Alvim. “A Apac de Passos está mais fortalecida após essa jornada, com processos administrativos mais organizados, equipes preparadas e parcerias consolidadas. Essa iniciativa demonstra como o empreendedorismo pode ser um importante instrumento de transformação e reintegração”, reforça.
O Impulsiona+ já foi aplicado nas unidades masculinas da Apac de Itaúna, Paracatu, Patos de Minas e Passos, e começou a ser implantada na unidade feminina de Itaúna.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

