Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) terá como uma das atrações os projetos dos artesãos mineiros apoiados pelo Sebrae Minas. A 24ª edição do evento será realizada de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e já se tornou uma mostra consolidada no calendário nacional, apresentando obras que ressaltam a diversidade, a riqueza e a originalidade da produção brasileira.
Em 2024, o Sebrae Minas vai estar com um espaço de 90m² para o atendimento dos artesãos do estado e outro estande de 16m² para abrigar projetos de joias do Sebrae. A iniciativa contará com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.
Ao todo, 16 unidades produtivas, que contemplam mais de 300 artesãos, estarão presentes na exposição – obras produzidas em Divinópolis, Antônio Carlos, Recreio, Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte, Nova Lima, Turmalina, Ponto dos Volantes, Minas Novas, Maria da Fé, Lagoa Santa, Antônio Dias e Serro.
Alguns destaques mineiros na exposição serão trabalhos feitos com fibra de bananeira, bordados, arte em ferro, peças de cerâmica, cerâmica utilitária, arte sacra em madeira, esculturas e tábuas de madeira. No espaço de joias, os visitantes poderão conhecer a produção de joias diversas, pratas com gemo e peças artesanais em couro.
“A Fenearte é uma importante mostra para o posicionamento estratégico do artesanato mineiro, valorizando a origem e divulgando a identidade dos territórios. A feira se torna uma oportunidade para os artesãos construírem suas redes de contatos, comercializarem e divulgarem produtos diferenciados, desenvolverem habilidades de vendas e ainda ampliarem conhecimentos sobre tendências. O evento se torna um diferencial competitivo para a geração de negócios”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destaca as iniciativas em benefício do crescimento das unidades produtivas mineiras de artesanato. “O Governo de Minas não mede esforços no apoio às ações que promovem a geração de renda no estado e não seria diferente com o artesanato mineiro. Formalizar o trabalho desses empreendedores, promover o escoamento dos produtos e aumentar as redes de contato com lojistas é o que buscamos incentivar, como acontece no caso da Fenearte, onde temos a certeza de que esses mais de 300 artesãos terão grande sucesso”
Sobre a Fenearte
A 24ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) vai contar com a participação de mais de 5 mil artesãos de todo o Brasil e do exterior. Em 2024, a feira tem como tema “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”, em referência à capacidade dos artesãos de sensibilizar as pessoas por meio de seus trabalhos.
De acordo com o governo de Pernambuco, a Fenearte será realizada com investimento de R$ 15 milhões e deve gerar impacto econômico de mais de R$ 50 milhões. A exposição terá cerca de 700 espaços de comercialização de produtos, incluindo 304 estandes individuais, e oferecerá 14 oficinas gratuitas durante os 12 dias de atividades. Ao todo, são mais de 1, 6 mil vagas para pessoas que desejam aprender ou aprimorar técnicas, práticas e processos criativos.
-
-
24ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte)
Data: 3 a 14 de julho
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda)
Informações: fenearte.pe.gov.br/
-
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Roger Dias
(31) 3379-9271/9275/9278/9279
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
mg.agenciasebrae.com.br
-
-