ASN MG Atualização
Compartilhe

Primeiro dia do Minas Solar reúne autoridades e empresários do setor

Abertura do evento contou com a participação dos presidentes do Sebrae Minas e da Cemig
Por Felipe Repolês
ASN MG Atualização
Compartilhe

O primeiro dia do Minas Solar, um dos maiores eventos de energia solar em Minas Gerais, contou com a presença de autoridades e de empresários do setor, que se reuniram nesta quinta-feira (27), na sede do Sebrae Minas. O evento reúne em um mesmo espaço, integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor, e conta com uma ampla programação de painéis, palestras, mini workshops, feiras e rodadas de negócios.

Ao todo, até o fim do evento, mais de 50 especialistas participarão do evento, expondo suas visões de mercado, inovações do setor, gestão, ambiente técnico, políticas públicas e inovação.

O deputado estadual Gil Pereira (PSD) participou da abertura do evento e ressaltou a importância do incentivo à produção de energia solar. “Minas Gerais ocupa um lugar de liderança na produção de energia solar, tanto em geração distribuída (GD), dos sistemas em terrenos e áreas, quanto em geração centralizada (GC) das grandes usinas. Nossas usinas de grande porte já atingiram potência recorde de 2,63 GW, além de contarmos com cerca de 37 GW já outorgados pela Aneel para implantação. Estamos somente no começo deste novo ciclo de transição energética”, afirmou o parlamentar.

O presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, reafirmou o compromisso do Sebrae Minas com a inovação e as fontes de energia renováveis. “Criamos aqui um ambiente propício para os negócios. Reunimos no Minas Solar os atores dessa cadeia de produção. Hoje estamos aqui para debater e conhecer um pouco mais sobre o setor, e também para promover o desenvolvimento e a inserção das pequenas empresas nesse mercado”, destacou.

Foto: Divulgação

Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos de todo o país, ficando atrás apenas de São Paulo, segundo dados da Absolar. O estado possui aproximadamente 2,6 gigawatts (GW) em operação, e responde sozinho por 13,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil. O investimento acumulado em geração própria de energia solar em Minas cresce R$4,3 bilhões por ano, chegando a R$12,4 bilhões no segundo mês deste ano.

Segundo dia

Para o segundo dia de evento, que acontecerá nesta sexta-feira (28), estão previstas palestras magnas “Criando uma máquina de aquisição de clientes” com o palestrante André Siqueira; “Principais pontos a serem analisados no marco legal em 2023”, com Bárbara Rubim, da Absolar; e “Apresentação do Estudo do Mercado Fotovoltaico 2023”, com Milena Megrè, da Greener. Na programação das palestras e painéis, o público poderá conferir temas como: performance de usinas solares, políticas públicas no setor fotovoltaico e as tendências que o mercado livre traz para o setor fotovoltaico.

Minas Solar pelo estado

O sucesso da parceria entre o Sebrae Minas e a Genyx Solar, com o apoio da Absolar, proporcionou a ampliação do evento, que esse ano acontecerá em 10 cidades de Minas Gerais. Belo Horizonte é a terceira cidade do estado a receber o evento, e, até o final do ano, a agenda está prevista para: Teófilo Otoni (25/5), Arinos (21/6), Itajubá (20/7), Montes Claros (1/6), Juiz de Fora (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9), e Itaúna (26/10).

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9271/9275/9139

  • cemig
  • energia solar
  • evento
  • Minas solar
  • sebrae minas