ASN MG Atualização
Compartilhe

Primeiro dia do E-Festival Sebrae supera expectativa de público

“Pai do marketing”, Philip Kotler e ex-nadador, Joel Jota foram destaques da programação nesta quarta-feira (26/7)
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Mais de 1,4 mil pessoas, entre estudantes, empresários e potenciais empreendedores, participaram do primeiro dia do E-Festival Sebrae, promovido nesta quarta-feira (26/7), no Minascentro. O evento, que reúne na capital mineira grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional, é realizado pelo Sebrae Minas com o apoio da CDL/BH.

Em sua quarta edição, o evento prevê 20 horas de palestras e painéis temáticos que discutem o atual panorama do empreendedorismo no país e os desafios enfrentados pelos pequenos negócios.

Na abertura do E-Festival Sebrae, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destacou a importância do evento para estimular o empreendedorismo. “Mais de 10 mil pessoas já foram impactadas positivamente pelo E-Festival. Em 2023, ampliamos o evento para atender um público ainda maior na expectativa de levar conhecimento e informação para quem quer empreender ou melhorar a gestão do negócio”, ressaltou.

Crédito Lucas Gil

O E-Festival Sebrae contou com quatro palcos temáticos que levaram o nome das características empreendedoras: Empreender (ligado aos desafios, superação e experiências), Planejar (abordagens que estimulam a pensar, perceber e agir para obter resultados no presente e futuro), Poder (temas que influenciam as pessoas a seguir e a trilhar o próprio caminho) e Realizar (focado no como fazer acontecer).

Marketing

A principal atração do primeiro dia foi a palestra on-line “O futuro do marketing” do consultor e professor norte americano Philip Kotler, de 92 anos, considerado o “pai do marketing”. Em sua apresentação, ele abordou diversos insights inovadores sobre o futuro da área e apontou caminhos que definirão o cenário empresarial nos próximos anos.

Kotler disse que os empreendedores atuais devem se preocupar com três pilares na gestão de seus negócios: posicionamento, diferenciação e marca. “Se você está inerte, alguém vai oferecer algo a um preço mais baixo ou de melhor qualidade. Logo, você tem de ‘antecipar’ essas questões. A intenção é que você não seja perturbado por outra pessoa ou concorrente. Deve coletar dados detalhados do consumidor e em seguida analisar essas informações por meio de softwares para oferecer o melhor para o cliente”, afirmou.

Crédito Lucas Gil

O professor também falou sobre o crescimento das vendas on-line e a importância das empresas se posicionarem sobre temas atuais, como meio ambiente e sustentabilidade, preocupações que muitas multinacionais já têm tido nos últimos anos. “Uma empresa pode fazer mais com sua marca do que simplesmente declarar o propósito. Que tal se posicionar publicamente? Que tal falar que nos preocupamos muito com a pobreza e que tentamos corrigir isso? Sabemos que a escassez de água é um problema em muitos lugares, então, como ajudar para preservarmos a qualidade da água. A marca pode ser melhor se for ativa socialmente”, argumenta.

Alta performance

Outro destaque do E-Festival Sebrae, desta quarta-feira (26/7), foi a presença do ex-nadador e empresário Joel Jota, que falou sobre a “Alta performance produtividade na prática: o sucesso é treinável”, em uma palestra muito aguardada pelo público. Ele contou sobre sua trajetória desde a época em que era atleta de natação, passando pela carreira acadêmica até se tornar empresário e investidor.

Em seu discurso, Joel Jota mencionou a importância de uma comunicação assertiva no dia a dia, seja com parceiros ou clientes. “Uma das premissas da comunicação é falar com clareza, passar confiança para as pessoas, tocar e emocionar a vida de quem você não conhece. Esse é o primeiro passo para se chegar ao sucesso, conquistar seu público e gerar rentabilidade no negócio”.

Crédito Lucas Gil

Também passaram pelos palcos do E-Festival Sebrae: Luiz Candreva, futurista e head de inovação na Ayoo; Rony Meisler, fundador da Reserva e CEO da AR&CO; Grazi Mendes, a head of People Thoughtworks Brasil; e Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce.

Nesta quinta-feira (27/7), último dia do evento, a atração mais esperada é a palestra da influenciadora digital e cantora, Juliette, que acontece às 19h.

-

Assessoria de Comunicação do Sebrae Minas

Roger Dias – (31) 3379-9278/9271/9270

[email protected]

-

  • E-Festival
  • E-Festival Sebrae
  • Empreendedorismo
  • Joel Jota
  • Kotler