Cerca de seis mil caixas de leite reutilizadas se transformaram no presépio instalado na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O artista plástico mineiro Léo Piló assina o cenário natalino formado pela Sagrada Família e os 3 Reis Magos, em tamanho natural. O presépio foi montado na área externa que dá acesso à portaria da instituição, no bairro Nova Granada, região Oeste da capital mineira, para que possa ser apreciado pelo público.
As embalagens tetra pack são a principal matéria-prima utilizada na criação dos figurinos e adereços dos personagens. Os detalhes do presépio foram ornamentados por cobogós, peças rendadas feitas também com tetra pack e criadas por Piló. O presépio foi montado em uma estrutura com dimensões de 5,50m x 3,50m de comprimento e altura de 3,50m para 3,25m. Das quase seis mil caixas de leite utilizadas, 70% foram doadas pelo próprio Sebrae.
Ao recriar a cena tradicional do Natal, que traz em sua essência a ideia de encontro, fraternidade e simplicidade, Léo Piló faz um apelo à conscientização ambiental, ao consumo desenfreado e à necessidade de ampliar iniciativas de reciclagem e reutilização do lixo doméstico e industrial. “O objetivo deste trabalho é ensinar o reaproveitamento, o respeito à natureza. É fazer as pessoas pensarem se precisam de tantas coisas, de comprar tanto”, explica Piló.
Essa reflexão, segundo o artista, se tornou ainda mais necessária neste momento de pandemia, que tem gerado fortes impactos econômicos e sociais. “Este Natal tem uma essência especial, a de que só seremos justos se desenvolvermos uma sociedade mais simples, em que ninguém seja marginalizado. Isto está presente na reinterpretação do novo presépio: mais amor ao próximo e mais proteção à natureza”, diz.
Este é o terceiro ano em que Léo Piló realiza os projetos de decoração de Natal do Sebrae Minas, todos feitos de forma colaborativa. Em 2018, colaboradores do Sebrae criaram adornos e enfeites para decorar as árvores de Natal. No ano passado, o artista montou um presépio com materiais reutilizáveis dentro de uma grande caixa. O cenário podia ser observado por pequenas aberturas na estrutura, como uma foto vista por um monóculo. No total, mais de 400 pessoas, entre artistas plásticos, colaboradores do Sebrae e participantes das oficinas coordenadas pelo artista foram envolvidas nesses trabalhos.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9271/9275/9139
-
