Reconhecida por sua tradição nos festivais de comida de boteco, Divinópolis dá um novo passo na valorização da culinária local com a estreia do 1º Festival Gastronômico da cidade. De 1º a 31 de outubro, moradores, chefs de cozinha, apreciadores da boa culinária e visitantes terão a chance de conhecer pratos autorais de 11 restaurantes, elaborados com cortes especiais de carnes, peixes e massas, aliados a ingredientes regionais e técnicas da alta gastronomia. O lançamento do evento aconteceu na noite desta segunda-feira (29/9), com a presença de autoridades, empresários e representantes de entidades ligadas ao segmento de alimentação fora do lar.
O evento é promovido pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Divinópolis, com parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e promete movimentar bares, restaurantes e empreendedores, fortalecendo toda a cadeia e atraindo turistas da região. Os 11 restaurantes foram selecionados por meio de edital aberto realizado em agosto no site do município. Os donos de pequenos negócios receberam consultorias do Sebrae Minas, por meio do programa Prepara Gastronomia. A iniciativa ofereceu capacitações e treinamentos voltados para gestão, marketing, atendimento e boas práticas de produção, além de incentivar o resgate da culinária regional aliado a técnicas de inovação para os negócios da alimentação fora do lar.
“O festival foi planejado com o intuito de mostrar a gastronomia diferenciada de Divinópolis, com pratos elaborados, com requintes de um paladar mais fino. Durante o período de um mês, os restaurantes vão apresentar para a população da cidade e toda a região os pratos preparados por meio das consultorias realizadas. Vai ser um momento de degustação de receitas locais e movimentação de toda a economia da cidade, gerando competitividade para os empreendimentos”, destaca o analista do Sebrae Minas Denis Magela.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Divinópolis, Igor Cardoso, afirma que o Festival Gastronômico é o símbolo do potencial turístico e econômico que a cidade apresenta ao público. “Ao longo dos últimos anos, o município vem realizando estudos para verificar suas verdadeiras vocações turísticos. O turismo gastronômico é a força motriz que movimenta parte de nossa economia. A partir disso, a prefeitura e o Sebrae Minas criaram uma metodologia específica para enaltecer nossos restaurantes, que passaram por três meses de capacitações para entregar pratos com histórias e sabores para nossos visitantes. Será uma programação bem extensa ao longo de um mês, prometendo movimentar nossa economia”, ressalta.

Para o presidente da Abrasel União Oeste, Lucas Badaró, o município ganha visibilidade com a realização do evento. “É uma satisfação participar deste festival, ao lado do Sebrae Minas e da prefeitura de Divinópolis. O evento veio para fomentar os restaurantes da cidade. Contamos com excelentes estabelecimentos e merece celebrar nossa diversidade gastronômica. Outubro será um mês movimentado e especial para a gastronomia de Divinópolis”.
Guia gastronômico
Com o intuito de celebrar o festival, uma das atrações em 2025 é a primeira edição do Guia Gastronômico de Divinópolis, que vai reunir conteúdos sobre os estabelecimentos e pratos participantes do festival, desde os assados até as diversas massas preparadas pelos chefs. Desta forma, os moradores e visitantes poderão acompanhar com mais detalhes o roteiro do evento, podendo se programar da melhor para degustar os pratos.

-
Confira os restaurantes e pratos participantes:
Barroco Mineiro

Fraldinha grelhada que acompanha mil folhas de batata gratinado, molho de mostarda Dijon, uma cebola brulée, além de ervilha torta e tomatinhos tostados.
Bim Bom Café

Carré suíno feito em baixa temperatura, que acompanha um musseline de baroa, farofa de amêndoas e tomatinhos confitados.
Cervejaria Skema

Costela suína na brasa com molho BBQ de cerveja.
Mercearia Tamem

Curry de carne suína com muitas especiarias, que vai acompanhar um purê de cabotiá com gengibre e um creme azedo com hortelã.
Nôro Bistrô

Gnocchi de mandioca com molho de requeijão, com carne serenada grelhada ao ponto da casa com roti de melado de cana.
Restaurante Peixe Dourado

Balotini de tilápia com recheio de cogumelos e vegetais, molho cajun, arroz de limão, farofa crocante com castanha de caju e azeite de salsa.
Pizzaria Pitangas

Pizza de carne de lata com bacon crocante, creme de mandioca aveludado e o toque final da macaxeira palha.
Restaurante Benedictus

Filé à parmegiana ao molho de tomates assados e purê de batata.
Restaurante Traíras

Churrasco turco, com carne bovina, bacon e carne moída.
Sobradinho da Sopa

Risoto de pasta de tomates defumados, um steak de picanha suína grelhadas e a riqueza dos queijos mineiros
Villa Ventana

Parmegiana de tilápia finalizado no forno, com queijo derretido e tomates assados
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
-
-

