ASN MG
Compartilhe

Planejamento estratégico para desenvolvimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do SapucaÍ

Estudo feito pelo Sebrae Minas e o Sindvel será apresentado nesta terça-feira (23/11), com transmissão ao vivo pelo Youtube
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

Considerado berço da inovação em Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí continua em busca de mais desenvolvimento. Após quase sete meses de estudos e pesquisas, foi finalizado o planejamento estratégico do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí, que será apresentado no dia 23 de novembro, terça-feira, às 17h. O evento acontece no Prointec (av. Francisco Andrade Ribeiro, 543 – Família Andrade) e terá transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube.

O projeto – realizado pelo Sebrae Minas em parceria com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel)-  tem o objetivo de estruturar e ampliar o parque tecnológico, por meio do fortalecimento do setor industrial e dos demais integrantes da cadeia produtiva (escolas, universidades e governos).

“O planejamento contribuirá para a elaboração de ações a curto, médio e longo prazo, que atendam as demandas dos negócios locais, considerando a sustentabilidade, a transformação digital e a capacitação”, comenta a analista do Sebrae Minas Myrian Sousa.

Ainda de acordo com Myrian, o projeto também vai impactar o desenvolvimento econômico da região, com estímulo à pesquisa e à inovação, ao aumento das exportações e à atração de novos investimentos.

Contratado pelo Sebrae Minas, o consultor e especialista em Política Internacional e Desenvolvimento Econômico do Território, Emílio Beltrami, participa do evento desta terça-feira e fará a apresentação do planejamento proposto.

“Entre os principais resultados já alcançados, podemos destacar a identificação das potencialidades e das demandas do parque, além do aumento da competitividade e da capacidade de transferência de tecnologias”, explica o consultor.

Após o evento, o documento com a descrição do plano de ações será oficialmente entregue à prefeitura de Santa Rita do Sapucaí.

“Ao recebermos o certificado de reconhecimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí das mãos do governador Romeu Zema, em janeiro deste ano, consolidamos a história de empreendedorismo e inovação que caracterizam o Vale da Eletrônica desde o seu lançamento à criação da Associação Industrial, em 1986. Ao longo dos anos, fomos evoluindo e passamos a integrar o cenário de polos de tecnologia, sendo também formalmente reconhecidos como um Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônica. Temos a certeza de que estamos, mais uma vez, no caminho certo, e queremos estar preparados para os desafios e as oportunidades que virão”, afirma Roberto de Souza Pinto, presidente da Associação Industrial/Sindvel.

Vale da Eletrônica em números

Santa Rita do Sapucaí se tornou o ‘Vale da Eletrônica’ a partir da década de 80, quando a cidade abrigava 17 indústrias. Atualmente, são 160 indústrias de base tecnológica, 7 mil postos de trabalho (diretos e indiretos), mais de 14 produtos eletrônicos, 31 startups em fase de incubação, três incubadoras, um Condomínio Municipal de Empresas, três distritos industriais, quatro instituições de ensino e pesquisa e 11 cursos técnicos, além de um faturamento anual estimado em R$ 3,2 bilhões.

-

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Juliana Campos Silva – (35) 99204-0098

[email protected]