Dados de 311 fazendas atendidas pelo programa Educampo, iniciativa do Sebrae Minas que oferece gestão econômica para produtores de café e leite, foram utilizados por um grupo de pesquisadores mineiros da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na publicação de um artigo científico na renomada revista norte-americana Journal of Dairy Science. O estudo intitulado “Uma análise comparativa dos sistemas de produção leiteira: níveis de produção de leite e seu impacto no custo de produção de bezerros e novilhas leiteiras no Brasil” ganhou destaque em uma das principais publicações do mundo na área de produção leiteira ao comparar os custos associados à criação de bezerros e novilhas leiteiras no Brasil no ano de 2021.
Acesse o artigo científico por meio do link.
A pesquisa analisou os custos de produção e o desempenho reprodutivo de bezerras e novilhas em diferentes sistemas de produção em propriedades participantes do Educampo. De acordo com Luís Henrique, mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e um dos autores do artigo, a base de dados foi essencial para garantir a confiabilidade e a abrangência da análise, permitindo identificar padrões produtivos e econômicos entre diferentes realidades regionais.

As propriedades foram classificadas em três níveis produtivos de leite com base na produção diária de leite por vaca: nível de produção inferior – baixa (12l/vaca por dia); nível de produção intermediário (18,0 l/vaca por dia); e nível de produção superior (26,7 l/vaca por dia). “Os resultados mostram que fazendas com menor produtividade enfrentam custos mais altos na criação de bezerras e novilhas, sobretudo por causa de um desenvolvimento mais lento e da idade mais tardia ao primeiro parto. Nessas propriedades, práticas menos eficientes de manejo e reprodução prolongam o tempo até o retorno econômico”, destaca Luís Henrique.
Os principais fatores de custo foram ração, mão de obra e maquinário, que, juntos representaram 83%, 85% e 83% dos custos totais para os níveis baixo, intermediário e superior, respectivamente. Segundo ele, as fazendas mais produtivas conseguem gerenciar melhor o crescimento e a reprodução, reduzindo custos e antecipando os resultados. “Melhorar o manejo e o desempenho genético, ou mesmo optar pela compra de animais geneticamente superiores, pode ser uma alternativa viável para aumentar a eficiência e a rentabilidade, especialmente em sistemas com infraestrutura e assistência técnica”, explica o pesquisador da UFV.
Ferramenta essencial
Ao longo das últimas duas décadas, o Educampo tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para o avanço da pecuária leiteira em Minas Gerais e no Brasil, ao gerar informações que embasam tanto decisões de gestão nas propriedades e no setor quanto estudos acadêmicos. As evidências produzidas pelo programa fortalecem toda a cadeia do agronegócio, contribuindo para o aumento da competitividade e da sustentabilidade do setor.
Atualmente, o Educampo atende a 543 propriedades de café e outras 864 de leite em todo o estado. “Os dados do Educampo se tornam fundamentais para pesquisas da pecuária leiteira. A plataforma desempenha um papel decisivo no desenvolvimento das propriedades rurais ao integrar gestão técnica em um sistema de acompanhamento contínuo. Por meio do programa, os produtores têm acesso a indicadores de desempenho, análises comparativas e orientação personalizada, o que possibilita identificar oportunidades de melhorias, otimizar o uso de recursos e tomar decisões mais assertivas”, ressalta a gerente de Agronegócios e Artesanato do Sebrae Minas, Priscilla Lins.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

