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Percurso da antiga estrada de Ferro Bahia-Minas inspira nova rota turística em Minas Gerais

Iniciativa liderada pelo Sebrae Minas visa estimular o turismo, a geração de negócios e o desenvolvimento econômico no Vale do Mucuri
Por Redação
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Com belas paisagens e muita história, o Vale do Mucuri, localizado no Nordeste mineiro, nas divisas com Bahia e Espírito Santo, tem um grande potencial turístico a ser explorado. Uma das iniciativas para estimular o desenvolvimento do setor na região é a criação da Rota Bahia-Minas, que tem como principal atrativo a antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas (EFBM), que ligava, num percurso de 578 quilômetros, a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, ao arraial de Ponta de Areia, próximo à cidade de Caravelas, no sul da Bahia. O trajeto, repleto de histórias e belezas naturais, poderá ser percorrido em grupos organizados, não mais de trem, já que a ferrovia foi desativada há 55 anos, mas de bicicleta, a pé ou de carro.

O projeto é liderado pelo Sebrae Minas e já conta com a adesão de prefeituras de cinco municípios: Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas. “Percebemos que o turismo em nossa região tem um potencial enorme. Temos uma boa recepção e acredito que muitas pessoas virão de diversos lugares para nos visitar”, declara o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

A expectativa é que, até o próximo ano, a Rota Bahia-Minas e seus pontos de apoio estejam preparados para recepcionar os turistas.  Os municípios de Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas já realizaram atividades experimentais para testar e avaliar os pontos de apoio, serviços e atrativos da rota.

“Ainda há intervenções que os municípios devem fazer ao longo da rota, como limpeza de algumas áreas, sinalização turística e manutenção de patrimônios. O trajeto original da estrada férrea era de 578 km, mas nesta primeira fase do projeto, o roteiro vai de Novo Cruzeiro, distrito de Queixada, até Carlos Chagas”, explica o analista do Sebrae Minas Jeferson Rodrigues Batalha. Segundo ele, a criação da Rota Bahia-Minas vai contribuir para aquecer o turismo regional e gerar oportunidades para os pequenos negócios localizados ao longo do percurso original da antiga estrada férrea.

Em outubro, o Sebrae Minas promoveu um encontro em Teófilo Otoni reunindo lideranças dos municípios envolvidos e amantes do cicloturismo que torcem para que o projeto seja sucesso na região.  “Pedalar pela Bahia-Minas e escutar as histórias são resgates fantásticos de cultura e beleza natural”, disse a psicóloga Natália Andrade Guedes.

Para a administradora Karla Navarro, a rota vai atrair também amantes da natureza. “A gente sempre passa por essa estrada e tem experiências novas, pois tem uma paisagem que muda muito de acordo com a estação do ano”, afirmou.

Bahia-Minas

A Estrada de Ferro Bahia-Minas teve sua construção iniciada em 1882 e em 1966 suas atividades foram encerradas. A linha férrea foi construída com o objetivo de transportar madeira, principalmente, dormentes, até os portos baianos para exportação

A Bahia-Minas e seus trens ligavam inúmeros municípios nos dois estados e era o caminho dos mineiros para o mar, tendo a sua última estação no distrito de Ponta de Areia. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha.

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