Mesmo diante de um cenário econômico mais desafiador, a Construção Civil segue como um dos destaques na geração de empregos em Minas Gerais. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o nível médio de atividade do setor nos primeiros nove meses de 2025 foi de 47,2 pontos. O resultado reflete um momento de ajustes do mercado, marcado por maior cautela nos investimentos e pelo impacto das taxas de juros elevadas.
Ainda assim, os indicadores estaduais mostram a força e a capacidade de adaptação do setor produtivo mineiro. Em 2025, a Indústria Mineira foi responsável pela geração de 165 mil empregos, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados entre janeiro e novembro do ano passado. Essa evolução foi acompanhada da abertura de 32,5 mil pequenos negócios, das quais 84% são microempreendedores individuais (MEIs), conforme dados da Receita Federal. Os números reforçam o protagonismo das micro e pequenas empresas de Casa e Construção e apontam para um ambiente fértil para inovação, melhoria da gestão e aumento da produtividade.

Nesse contexto, o Sebrae Minas vai atuar de forma estratégica em 2026 no setor, por meio da jornada de Eficiência Operacional do programa Construir 360. O objetivo é apoiar as micro e pequenas empresas na melhoria dos processos e da gestão do negócio, redução de perdas e desperdícios, otimização de custos, adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis e primeiros passos da digitalização.
“Com iniciativas práticas e alinhadas à realidade das micro e pequenas empresas, os negócios da cadeia da Casa e Construção conseguem avançar em eficiência operacional e na gestão do negócio. O foco é preparar as empresas para tomar decisões mais assertivas, aumentar a produtividade, reduzir perdas e desperdícios e estruturar processos que permitam operar com mais previsibilidade e competitividade. Mesmo em cenários econômicos desafiadores, esse preparo possibilita aproveitar oportunidades de mercado, fortalecer a sustentabilidade do negócio e elevar o nível de maturidade das empresas do setor”, ressalta a analista do Sebra Minas Nayara Aguilar.
Ciclos do programa
Em 2025, 43 pequenos negócios de Belo Horizonte, Uberlândia, Teófilo Otoni e Divinópolis participaram do primeiro ciclo do Construir 360, com foco nas melhorias nos processos e eficiência operacional. Neste ano, a previsão é de que novos grupos de micro e pequenas empresas de Casa e Construção sejam atendidos em diferentes regiões do estado.
A jornada do Construir 360 Sebrae Minas é composta, ainda, por outras quatro etapas, que envolvem a busca por a inovação, expansão de mercado e liderança setorial. “Cada etapa fortalece competências estratégicas que elevam a maturidade de gestão, a competitividade e a sustentabilidade das empresas, preparando os negócios para atuar de forma mais estruturada, eficiente e integrada em um mercado cada vez mais exigente”, explica Nayara Aguilar.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

