Na última terça-feira (2/9), cerca de 20 pequenos negócios de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias da capital participaram de mais uma etapa do Programa Minas Moda Autoral. Os empreendedores que já estão em uma segunda fase das capacitações de aceleração se aprofundaram nos modelos de negócios no segmento. O evento foi realizado no Sebrae Living Hub, localizado no P7 Criativo.
Nesta nova etapa, os empreendedores são acompanhados pela consultora técnica de moda e design do Senai Cetiqt e líder do projeto Inova Moda Digital, Angélica Coelho, e Rafael Lemos, consultor em Design e Stylist no Instituto de Tecnologia e Confecção do Senai/PB.
A Secretária Municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales Pereira, reforça o momento desafiador e a necessidade de resgatar a valorização da capital como um dos polos tradicionais de moda.
“A partir da parceria com o Sebrae Minas, começamos a trabalhar a moda autoral, em uma maneira de ressignificarmos a cidade como capital da moda e atentarmos para a agenda de sustentabilidade. A moda autoral é inclusiva, desterritorializada, que pode ser pensada considerando formas alternativas de cor, de tecido, de material e é uma moda que permite que a gente traga para o mercado não apenas a indústria, mas autores de arte. A gente quer dar voz para o segmento”, destaca.
Programa será encerrado em novembro
“Os pequenos negócios já passaram por uma consultoria individual e estão agora conhecendo as oportunidades dos modelos de varejo físico, comércio eletrônico, sob demanda e modelo de assinatura. Também foram apresentadas ações voltadas para a sustentabilidade e ética no setor, conscientização dos consumidores e impactos ambientais e sociais da indústria da moda, além de tendências e inovação. O próximo passo será trabalhar os indicadores financeiros. Queremos que essas empresas continuem em evolução e ampliem suas conexões com seus públicos”, afirma a analista do Sebrae Minas Kenia Cardoso.
O Minas Moda Autoral é uma iniciativa do Sebrae Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte, destinado a empreendedores do setor alinhados aos conceitos de valorização do território, inclusão e diversidade, sustentabilidade, slow fashion (movimento valoriza a qualidade e a sustentabilidade na produção de roupas), economia circular e ancestralidade. O programa está previsto para ser encerrado no mês de novembro.
Participam desta etapa as marcas: Molu, Sunday, Gabriella Santos Joias Contemporâneas, Pierrostudios, Contos de Gaya Comércio Ltda, Seja Malibu, Almamil, Savre Brasil, Eleveh, Malume, Petiá, Priscilla Antunes Acessórios, HAVA (Ind. e Com. de Roupas Irmãos Soares LTDA), Asaphe, De Ouro Bordados de Mãe e Filhas, Marcatte Acessórios, Artirffi Joias, Amitee, Refeito e ByGrazi.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro
Aline Reis (Stark) (31) 99934-0658
[email protected]

