ASN MG Atualização
Compartilhe

Pedal do Índio movimenta Rota Turística Bahia-Minas

Evento apoiado pelo Sebrae Minas será realizado no dia 7 de abril, em Poté, no Vale do Mucuri
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

A cidade de Poté, 42 km de Teófilo Otoni, vai sediar no dia 7 de abril (domingo), o Pedal do Índio. O nome faz referência aos indígenas Botocudos que, segundo a história, foram responsáveis por desbravar as terras da região. O evento integra a programação clicloturistica da Rota Bahia-Minas, destino por onde passava a antiga ferrovia, que ligava o Sul da Bahia aos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (33) 99992-9957, ou neste link.

O passeio inclui café da manhã e almoço. No trecho haverá dois pontos de hidratação, e transporte de Poté até Valão, para a largada do pedal. O percurso de 33 km começa a partir das 7h, em frente à Igreja Senhor Bom Jesus, em Valãozinho.

A primeira parada do pedal será na estação de Valão. De lá, os ciclistas seguem para a comunidade de Sucanga. onde está localizada a Estação de Sucanga, inaugurada em 1927, e que ainda conserva suas características originais. O povoado possui bares e mercearias que servem de apoio aos cicloturistas. O pedal será finalizado por uma rota alternativa em direção ao Sítio Monte Cristo, onde os participantes vão almoçar ao som de músicos da região.

Segundo o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha, os pedais realizados ao longo da Rota Bahia-Minas têm despertado o interesse dos praticantes de esportes e contempladores da natureza. “Esses eventos atraem visitantes de todas as partes em busca de tranquilidade e aventura. Nosso objetivo é tornar esses pedais um atrativo a mais da rota, atraindo cada vez mais turistas e fomentando novas oportunidades de negócios”, afirma Batalha.

O Pedal do Índio é uma realização da Associação de Empreendedores da Rota Turística Bahia-Minas, Sebrae Minas, Prefeitura e Câmara Municipal de Poté, Circuito das Pedras Preciosas e Sicoob Credivale.

Rota Bahia-Minas

A Rota Turística Bahia-Minas foi desenvolvida pelo Sebrae Minas, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. O percurso passa por seis municípios – Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas. A iniciativa prevê uma série de ações para atrair novos visitantes, e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados ao longo do percurso. Entre as ações realizadas estão a promoção de eventos de aventura, capacitação dos pequenos negócios locais e mapeamento dos atrativos turísticos.

Para conhecer mais sobre a rota acesse o site www.rotabahiaminas.com.br e acompanhe as dicas de viagem, programação de eventos, indicações de meios de hospedagens e lugares para saborear a gastronomia da região.

Serviço
Pedal do índio
Data: 7 de abril (domingo)
Horário: a partir das 7h
Local: Concentração na Igreja Senhor Bom Jesus – Valãozinho
Grau de dificuldade: moderado
Inscrições pelo Sympla
Informações: (33) 99992-9957

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins – [email protected]

  • Pedal Rota Bahia Minas
  • Rota Bahia-Minas
  • Rota turística
  • turismo