ASN MG Atualização
Compartilhe

Paulo Cuenca: “Agora estamos obrigados a comunicar”

E-Festival tem encerramento em grande estilo com a palestra de um dos precursores do marketing digital no Brasil
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, o especialista em marketing digital Paulo Cuenca finalizou com chave de ouro o E-Festival 2024, no Minascentro. Foram dois dias de atividades diversas, que contou, no total, com a presença de 1,5 mil pessoas, mais de 30 palestrantes e 20 horas de conteúdo.

Última atração a entrar no Palco Empreender, Paulo Cuenca tinha o sonho de ser diplomata e, por isso, começou a cursar Direito na PUC-SP. Após dois anos de estudos, entendeu que a diplomacia não era o seu caminho e migrou para o curso de Cinema na FAAP.

Nos bastidores do E-Festival, Cuenca conversou com a Agência Sebrae de Notícias (ASN-MG) sobre a transformação provocada pelo marketing digital.

ASN-MG: Sua trajetória no mundo do empreendedorismo tem várias curiosidades, como ter aberto uma loja da Havaianas, criado um canal no Youtube sobre confeitaria e lançado um podcast sobre criação de conteúdo. Quais os maiores desafios enfrentados nessas jornadas?

Paulo Cuenca: Como a minha especialidade é atrair público, meu maior desafio é continuar realizando uma boa entrega e também uma boa gestão. O maior desafio não é o que está à frente da câmera, é o que está no bastidor.

Paulo Cuenca foi o último palestrante a entrar no palco do E-Festival. Crédito: Samuel Martins

ASN-MG: Como surgiu sua relação com o marketing digital e qual foi o primeiro passo para empreender nessa área e chegar ao sucesso?

P.C: Foi pela vontade de me expressar sem ter um intermediador. Comecei a trabalhar com comunicação pela minha formação, mas em 2011 percebi que havia espaço para o marketing digital. Enxerguei uma possibilidade de ser independente, pois o Youtube estava começando.

Nesse contexto também surgiu a necessidade de pensar como melhorar a estratégia, como atrair pessoas e como otimizar as conversões. Foi algo que tive que aprender diariamente, não tinham livros para ensinar e dar o caminho de como fazer essa abordagem. Junto com alguns pioneiros, fomos criando esses processos.

ASN-MG: Quais as principais transformações da área nos últimos anos?

P.C.: A principal modificação foi o tempo de atenção, que está menor. Hoje os ritmos estão mais frenéticos, a comunicação continua a mesma, mas está comprimida em um tempo menor.

ASN-MG: Existe alguma saída para que os empreendedores possam seguir sua jornada, caso não tenham orçamento para investir em cursos e treinamentos?

P.C.: O mais difícil para qualquer empresa é conquistar clientes. Quando comecei a empreender, em 2006, eu tinha que pagar milhares de reais para aparecer para quem não me conhecia. Hoje as pessoas esquecem que tem o milagre nas mãos, já que o canal de distribuição é gratuito. Basta ter paciência e audiência.

ASN-MG: Como o marketing digital pode aumentar o faturamento das empresas?

P.C.: O marketing digital é uma ferramenta para você fazer sua marca ser conhecida. Ele democratizou o funil: engajamento, retenção e conversão em vendas.

ASN-MG: O relacionamento das marcas com seus públicos de forma geral mudou com a consolidação das redes sociais. Como podemos explicar melhor o que se alterou?

P.C.: Claro. O que explica é que as marcas estão sensíveis. Antes você tinha que ligar ou enviar um e-mail para ter acesso, agora é o @ da marca. Se a marca não responde fica feio. Agora estamos forçados a comunicar.

ASN-MG: Tem uma dica rápida para quem está iniciando no mercado digital?

P.C.: Faça conteúdo, pois você já está atrasado (risos).

-

Asessoria de Imprensa Sebrae Minas

Samuel Martins (Stark)

(33) 98833-5113

[email protected]

  • Cuenca
  • E-Festival
  • Empreendedorismo
  • Paulo Cuenca
  • sebrae minas