ASN MG Atualização
Compartilhe

Patos de Minas se torna referência para Salas Mineiras do Empreendedor de outros municípios

Pelo menos 11 cidades estiveram no espaço para conhecer boas práticas de atendimento e gestão no apoio aos empreendedores
Por Henrique Ulhôa
ASN MG Atualização
Compartilhe

Primeiro município do estado a receber o programa Redesim + Livre – que simplifica o registro e a legalização de empresas -, Patos de Minas tem se tornando referência em boas práticas para a abertura de negócios. Por meio da Sala Mineira do Empreendedor, a cidade conta, desde de fevereiro deste ano, com um sistema que integra dados de cadastro das empresas das esferas Federal e Estadual ao cadastro municipal, unificando todas as etapas de qualquer secretaria em um único processo.

Desde então, representantes dos municípios de Arinos, Coromandel, Conceição do Mato Dentro, Curvelo, Governador Valadares, Guaxupé, Lagoa Formosa, Pirapora, Santa Luzia, Serra do Salitre e Uberaba já estiveram no local, ou trocaram informações por videoconferência para conhecer o procedimento.

Segundo a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana, a cidade vem se destacando na busca por soluções para melhoria da gestão e estímulo ao empreendedorismo. “A nossa sala é referência, principalmente, na busca contínua para aumentar a qualidade dos resultados por meio de um atendimento mais qualificado”, avalia.

Desburocratização

Patos de Minas foi a primeira cidade a cumprir todos os requisitos para a implementação do Redesim + Livre, iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com o Sebrae Minas e Prefeitura.

Além da plataforma de integração de dados, que contribui para a desburocratização e facilita o processo de criação de novas empresas, o sistema inclui os princípios da Lei de Liberdade Econômica, que geram um ambiente mais propício ao empreendedorismo.

Entre fevereiro a junho deste ano, foram feitas 2448 inscrições por meio do novo sistema. “Como o programa automatiza as inscrições municipais, os microempreendedores individuais (MEI) e donos de negócios que envolvem atividades de baixo e médio risco podem se formalizar e abrir suas empresas de forma imediata, em poucos minutos”, explica a agente de desenvolvimento e coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas Lara Gabrielle Soares Sousa.

Negócios em Patos

Em 2024, Patos de Minas teve quase 2 mil micro e pequenas empresas formalizadas até 31 de maio, de acordo com dados da Receita Federal. Cerca de 1,1 mil são do setor de Serviços, enquanto 415 são focadas nas atividades comerciais e 205 pertencem à Indústria. Construção Civil (153) e Agropecuária (35) vêm logo na sequência.

Atualmente, o município tem 21,4 mil pequenos negócios formalizados, conforme dados da Receita de 1º de maio. Do total, mais da metade (11,6 mil) são microempreendedores individuais, enquanto 8,6 mil são microempresas. Outros 1,1 mil são formalizadas como empresas de pequeno porte e 1,7 mil pertencem aos demais portes.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Henrique Ulhoa (Stark)

(31) 99445-2460

[email protected]

  • desburocratização
  • liberdade econômica
  • Patos
  • sala mineira
  • sebrae minas