ASN MG
Compartilhe

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) terá duas turmas em Divinópolis

Parceria entre Sebrae Minas, Prefeitura e Sicoob Divicred viabilizou curso técnico para mais 40 estudantes
Por Thiago Carvalho
ASN MG
Compartilhe

Com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) terá mais uma turma do curso técnico em Administração, em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. Uma nova parceria firmada entre o Sebrae Minas, Agência Novo Oeste, Prefeitura e Sicoob Divicred viabilizou a segunda turma composta por mais 40 estudantes, totalizando 80 vagas. A primeira turma foi anunciada em julho do ano passado, após um convênio assinado entre o município e o Sebrae Minas.

O NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae, que oferece formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios para estudantes com idade entre 16 a 24 anos, que estão cursando o 3º ano ou concluíram o ensino médio, na rede pública de ensino. Em Divinópolis, as aulas acontecerão no Cetepe, de segunda à sexta-feira, nos turnos da tarde ou noite, de forma presencial.

“A ampliação no número de jovens atendidos pelo NEJ é uma conquista para Divinópolis. Tínhamos uma parceria para viabilizar uma turma com a Prefeitura, mas com a entrada do Sicoob Divicred, vamos potencializar a educação empreendedora em Divinópolis”, afirma o analista do Sebrae Minas Denis Magela.

O gerente de investimento social do Sicoob Divicred, Vagner Gualberto da Fonseca Júnior, explica que o NEJ será o projeto âncora do Instituto Divicred, criado pela cooperativa e que será anunciado, oficialmente, em maio, com iniciativas voltadas para o fomento da educação, cultura e esporte para os jovens. “Nossa juventude merece esse investimento e, ao criar o Instituto, estamos exercendo o princípio básico do cooperativismo social que é: educação, formação e informação. Estes pilares norteiam as ações dos nossos projetos sociais e o NEJ representa isso”, reforça.

Qualificação na prática

O curso, previsto para começar em agosto, tem duração de um ano, e irá desenvolver no estudante atitudes empreendedoras, habilidades de gestão, análise ambiental, solução de problemas, oratória, ideação e modelagem de negócios e responsabilidade socioambiental. A responsabilidade pela execução pedagógica da metodologia do curso é do Instituto Federal Tecnológico de Minas – IFMG, Campus de Arcos. “Temos mais de uma década de experiência na execução de cursos baseados em projetos de entrega para a comunidade. Vamos unir a experiência metodológica do NEJ com a expertise didática do IFMG”, conta o diretor geral do Instituto, Nilton Vieira Júnior.

O professor do IFMG e vice-presidente da Agência Novo Oeste, Charles Diniz, destaca que a parceria demonstra a preocupação da Agência em reunir o setor produtivo, poder público e instituições de ensino para resolver um problema crônico enfrentado pelas empresas. “A falta de capacitação é uma das maiores dores do mercado, e isso afeta diretamente no desenvolvimento das empresas. O NEJ deve resolver esta lacuna”, diz.

Semana do Desenvolvimento

O anúncio da segunda turma do NEJ foi feito durante a Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico 2025, promovida pela Prefeitura de Divinópolis. A vice-prefeita, Janete Aparecida, ressalta a união entre Prefeitura e Sebrae em diversas frentes para fomentar o desenvolvimento econômico local.

“Se temos, hoje, 18 ações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 15 são em parceria com o Sebrae. A ampliação do número de vagas do NEJ demonstra como estamos envolvidos no propósito de levar a educação empreendedora para os jovens”, afirma.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark) – (37) 98829-3910 (WhatsApp)

thiago.stark@sebraemg.com.br

  • Divinópolis
  • nej
  • núcleo de empreendedorismo juvenil
  • sebrae minas