Cerca de 80 estudantes inscritos na primeira turma do curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Patos de Minas, reuniram-se na noite desta quarta-feira (31/5) para acompanhar a aula inaugural. A iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura/Proman 5.0 e Fepam/Colégio Universitário Unipam, tem o objetivo de desenvolver o perfil empreendedor com foco no protagonismo e na iniciativa, além de preparar estes jovens para os desafios do mercado de trabalho. O NEJ em Patos é o primeiro na região Noroeste e Alto Paranaíba do estado.
A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções do Unipam, dentro da programação da Feira de Empreendedorismo de Patos de Minas. A aula contou com a presença de professores, lideranças e autoridades do município, como o prefeito Luiz Eduardo Falcão e o presidente da Fepam, Paulo Piva Hartman, além do diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. Destaque, ainda, para a palestra inspiradora da CEO e co-fundadora da organização Embaixadores da Educação e ex-aluna do NEJ, Guilhermina Abreu.
Durante o evento, Afonso Maria Rocha destacou que a Escola do Sebrae forma, acima de tudo, cidadãos com atitude empreendedora. “Quando se investe em uma educação empreendedora, estamos apontando para um futuro melhor para os jovens. A partir do NEJ, eles terão a oportunidade de serem empreendedores, bons funcionários, cidadãos íntegros, com muita possibilidade de serem bem sucedidos”, disse.
Na opinião do presidente da Fepam, Paulo Piva Hartman, a cidade necessitava de um curso de nível técnico, com uma metodologia diferenciada, para estimular a formação dos jovens. “Foram mais de dois anos trabalhando nesse projeto e, agora, temos a certeza de que vamos conseguir capacitar esses alunos para o mercado de trabalho, com um espírito empreendedor, fazendo a nossa economia mais forte e pujante”.
O prefeito Luiz Eduardo Falcão ressaltou a importância de investir na capacitação da população patense. “Esse é mais um projeto que a administração municipal está trabalhando em parceria com o Sebrae Minas, neste caso, com foco na educação. Continuaremos investindo em tudo que for pertinente para dar oportunidade aos jovens e estimular o desenvolvimento econômico e social do município”.
NEJ em Patos de Minas
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, em Patos de Minas, vai atender 80 estudantes de escolas públicas, de 16 a 30 anos, que estão cursando o terceiro ano do ensino médio, ou já tenham concluído. Serão 800 horas de aulas práticas e teóricas, durante um ano, para promover uma conexão entre os jovens e as empresas, fomentando o mercado de trabalho. Além de ser gratuito, o aluno recebe uma ajuda de custo de até R$ 400 por mês.
O NEJ é um projeto social que oferece formação empreendedora, por meio do curso técnico em Administração. Desde a sua fundação, em 2010, em Belo Horizonte, já formou mais de 2.600 estudantes. Atualmente, o Núcleo está presente em Belo Horizonte, Nova Lima, Itabira, Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Itabirito, Araxá, Conceição do Mato Dentro e no Distrito Federal.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640