ASN MG
Compartilhe

Natal no Sebrae Minas celebra um mundo mais sustentável

Instalação criada pelo artista plástico Leo Piló valoriza a mineiridade e convida à reflexão sobre o consumismo e a sustentabilidade
Por Aline de Freitas
ASN MG
Compartilhe

O Natal em Belo Horizonte tem uma atração inusitada e criativa: uma instalação 100% feita de material reciclado, que reproduz cenas do cotidiano do povo mineiro. O trabalho, coordenado pelo artista plástico Leo Piló, retrata a simplicidade, as tradições e os costumes que fazem parte da cultura de Minas Gerais. A obra foi montada na sede do Sebrae Minas, no bairro Nova Granada, e está aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A magia do Natal é tudo aquilo que nos inspira, nos movimenta a fazer o bem, aquilo que desperta o que há de melhor em cada um de nós. Foi essa magia que inspirou o Sebrae Minas a convidar seus colaboradores, fornecedores, parceiros e a comunidade a, de um lado, celebrar a nossa mineiridade e, de outro, a repensar suas práticas de consumo e a ter atitudes mais sustentáveis.

Para isso, foi montada em nossa sede, em Belo Horizonte, uma árvore de Natal inusitada e criativa, totalmente feita de material reciclado. O trabalho, coordenado pelo artista plástico mineiro Leo Piló, retrata a simplicidade, as tradições e os costumes que fazem parte da cultura de Minas Gerais. Para montar a árvore, o artista e sua equipe usaram diversos materiais que seriam descartados no lixo, como caixas treta pack, papelão, alumínio, garrafas pet e outros.

Para fazer a instalação, que simboliza uma árvore de Natal, foram utilizados diversos materiais que seriam descartados no lixo, como caixas treta pack, papelão, alumínio, garrafas pet e outros. “Toda a estrutura é revestida de papelão, material que já tem uma taxa de reciclagem de quase 70%, resultado do envolvimento de várias empresas e da parceria com os catadores de papel da capital”, conta Leo Piló. O artista contou com a colaboração direta de 12 pessoas na criação da árvore, “sem contar os catadores e a cadeia de reciclagem envolvida”, destaca.

As montanhas, casas, igrejas, a paisagem rural, as festividades religiosas, cenas típicas do interior de Minas Gerais, foram reproduzidas em pequenos cenários e miniaturas. “É uma alegoria à própria diversidade do nosso estado”, destaca o artista. “Tentamos mostrar algumas de nossas particularidades e abordar todas as regiões, numa simulação da nossa mineiridade”, completa.

Além de valorizar a cultura mineira, Piló chama a atenção para outro objetivo do trabalho, o de provocar reflexões sobre o consumismo e a sustentabilidade ambiental. “Espero que a árvore sirva de inspiração para as pessoas pensarem em como podem aproveitar os materiais que têm em casa, sobre o que descartar ou não, algo que muitas vezes passa despercebido”, diz.

Engajamento

O Sebrae Minas gerencia os impactos ambientais causados por suas atividades, por meio da utilização racional dos recursos naturais e de práticas de desenvolvimento sustentável. Com o programa GAIA (Gestão e Avaliação de Impactos Ambientais), a instituição busca engajar seus colaboradores em todo o estado, incentivando comportamentos voltados a um planeta mais sustentável.

“O Sebrae Minas busca conscientizar os colaboradores sobre o uso consciente dos recursos naturais, valorizando e fomentando ações e projetos que estimulam a responsabilidade socioambiental em todas as nossas 58 unidades de atendimento em todo o estado”, explica o superintendente, Afonso Maria Rocha.

Reciclagem criativa

Leo Piló é uma referência na arte sustentável brasileira. Natural de Belo Horizonte, o artista plástico e designer criativo estudou na Escola Guignard e School Of Visual Arts, em Nova York. Em seu trabalho, Piló busca sensibilizar diversos públicos para a necessidade de repensar o consumismo e despertar a consciência ambiental.

Ele atua como diretor da Associação Eco Ações Unidas e Central da Reciclagem Criativa, onde desenvolve peças e produtos inusitados feitos de material reciclável como, alumínio, plástico, tetra pack e papelão. Recentemente, lançou um catálogo com várias de suas criações. As peças desenvolvidas por Piló e sua equipe são comercializadas na Feira Eco Nações Unidas, realizada todo sábado e domingo, das 10h às 18h, no 3º andar do Mercado Novo, em Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9271/9275/9139

[email protected]

-

-

  • natal
  • reciclar
  • reciclável
  • Sustentabilidade