O Sebrae Minas vai oferecer atendimento gratuito para microempreendedores individuais (MEI) da região do Vale do Mucuri interessados em avançar na digitalização do negócio. Entre os dias 29 de abril e 9 de maio, será realizado o Mutirão Digitaliza MEI nas cidades de Caraí, Catuji, Frei Gaspar, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas e Padre Paraíso. A ação irá apresentar ferramentas digitais que podem ser aplicadas para facilitar a rotina de quem conduz o negócio.
A analista do Sebrae Minas Deborah Constantino explica que, quem passar pelas Salas Mineiras do Empreendedor destas cidades poderá fazer o diagnóstico de maturidade digital de seu empreendimento e receber orientações técnicas. Ainda será possível receber orientação sobre o Sebraetec – programa que oferece consultorias de inovação com soluções sob medida e atendimento personalizado para as micro e pequenas empresas -, podendo participar de capacitação gratuita sobre o tema.
“No mutirão, o empreendedor pode ter mais clareza do que precisa melhorar e quais ferramentas digitais deve utilizar para impulsionar o seu negócio. Além disso, quem concluir o diagnóstico irá participar, gratuitamente, da oficina presencial: ‘Instagram, Facebook e Whatsapp para Negócios Digital Biz’, que acontecerá em cada um dos municípios”, destaca.
Sebraetec
Cerca de 60% dos empreendedores mineiros afirmam que pretendem investir na digitalização do negócio nos próximos 12 meses. No entanto, a falta de recursos financeiros, de conhecimento, ou a dificuldade em encontrar soluções digitais adequadas são os principais entraves, conforme aponta pesquisa do Sebrae Minas. Uma das iniciativas oferecidas pelo Sebrae para apoiar os empreendedores nesses desafios é o Sebraetec.
O programa contempla mais de 80 produtos, divididos em quatro eixos: Desenvolvimento tecnológico; Design; Produção e qualidade; e Sustentabilidade. O Sebrae Minas oferece subsídio de até 70% dos custos das consultorias, mas os percentuais podem ser superiores, dependendo do financiamento dos parceiros. Em 2025, o programa irá investir R$32 milhões para levar inovação e soluções tecnológicas aos pequenos negócios do estado.
Ao ser incluído no programa, ele é encaminhado a um prestador de serviço credenciado pelo Sebrae Minas, que irá oferecer soluções sob medida e atendimento personalizado. Podem participar pequenos negócios que faturam até R$4,8 milhões por ano, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e produtores rurais.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
samuel.stark@sebraemg.com.br