ASN MG Atualização
Compartilhe

Moda Brechó estimula o mercado de usados em Belo Horizonte

Iniciativa do Sebrae Minas pretende alavancar pequenos negócios do comércio varejista de segunda mão e incentivar a moda consciente
Por Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Minas Gerais concentra mais de 3 mil brechós. Levantamento do Sebrae Minas com base em dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) mostra que apenas nos últimos 3 anos (2019 a 2022) foram quase 2 mil pequenos negócios do comércio varejista de usados foram abertos em todo o estado. Em Belo Horizonte, dos mais de 600 estabelecimentos no ramo, cerca de 400 empresas de pequeno porte iniciaram suas atividades no período.

Com o crescimento do mercado de reuso, principalmente durante a pandemia, o Sebrae Minas criou o Moda Brechó, uma iniciativa que desde 2022 – anteriormente chamado de “Viver de Brechó” – que oferece capacitações em gestão, finanças e marketing e incentivo à formalização. Além disso, as empreendedoras aprendem sobre estratégias de relacionamento com o cliente, marketing digital e técnicas de vendas.

“Muitas pessoas começam a atuar neste segmento por hobby, por gostar de moda e de garimpar peças. O objetivo do projeto é fazer com que elas se reconheçam como empreendedores e estejam preparadas para se diferenciar e crescer neste mercado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Este ano, o Moda Brechó também vai promover três caravanas com a participação de influenciadores digitais, jornalistas e formadores de opinião que irão visitar brechós da capital mineira, capacitados pelo projeto. A primeira caravana será realizada na próxima quarta-feira (19/4) e passará pelos brechós “Soul Consciente” e “Muito Mais que Brechó”. As outras duas comitivas estão previstas para acontecer, ainda no primeiro semestre deste ano, entre os meses de maio e junho. Durante as visitas, os participantes vão conhecer as histórias e experiências da atuação dos empreendedores no mercado de usados, e os resultados obtidos com o Moda Brechó.

“Será uma grande oportunidade para que esses pequenos negócios sejam reconhecidos e divulguem suas marcas, impulsionando a economia circular e o consumo de produtos usados e com preços mais acessíveis, dando cada vez mais visibilidade a importância da moda consciente”, explica Marcelo de Souza.

Apoio ao mercado da moda

O Moda Brechó integra as ações do programa Integra Moda, desenvolvido pelo Sebrae Minas para afirmar Minas Gerais como “Estado da Moda” e uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. A iniciativa também inclui a promoção de eventos, ações e programas direcionados a diversos segmentos da moda, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados.

Conheça mais sobre essas iniciativas:

Minas Moda Autoral: aceleração de novas marcas no estado.

Trend Connection: evento de tendências e troca de experiências.

Mãos à Moda: resgate do saber local e técnicas artesanais aplicadas à produção de moda.

Moda Brechó: voltado para os empreendedores de brechós

Varejo sob medida: consultorias personalizadas

ALI Moda Sebrae: incentivo à inovação nas empresas do setor

Pesponta indústria: iniciativa voltada para confecções.

Minas Trend: apoio aos pequenos negócios no maior evento de moda do estado.

Apoio aos polos de confecção: trabalho de interiorização da moda e fortalecimento dos polos do segmento.

-

Assessoria de imprensa | Prefácio Comunicação

Roger Dias – (31) 99758-9476

[email protected]

-

  • caravana
  • Integra Moda
  • Moda Brechó
  • pequenos negócios
  • sebrae minas