Minas Gerais concentra mais de 3 mil brechós. Levantamento do Sebrae Minas com base em dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) mostra que apenas nos últimos 3 anos (2019 a 2022) foram quase 2 mil pequenos negócios do comércio varejista de usados foram abertos em todo o estado. Em Belo Horizonte, dos mais de 600 estabelecimentos no ramo, cerca de 400 empresas de pequeno porte iniciaram suas atividades no período.
Com o crescimento do mercado de reuso, principalmente durante a pandemia, o Sebrae Minas criou o Moda Brechó, uma iniciativa que desde 2022 – anteriormente chamado de “Viver de Brechó” – que oferece capacitações em gestão, finanças e marketing e incentivo à formalização. Além disso, as empreendedoras aprendem sobre estratégias de relacionamento com o cliente, marketing digital e técnicas de vendas.
“Muitas pessoas começam a atuar neste segmento por hobby, por gostar de moda e de garimpar peças. O objetivo do projeto é fazer com que elas se reconheçam como empreendedores e estejam preparadas para se diferenciar e crescer neste mercado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Este ano, o Moda Brechó também vai promover três caravanas com a participação de influenciadores digitais, jornalistas e formadores de opinião que irão visitar brechós da capital mineira, capacitados pelo projeto. A primeira caravana será realizada na próxima quarta-feira (19/4) e passará pelos brechós “Soul Consciente” e “Muito Mais que Brechó”. As outras duas comitivas estão previstas para acontecer, ainda no primeiro semestre deste ano, entre os meses de maio e junho. Durante as visitas, os participantes vão conhecer as histórias e experiências da atuação dos empreendedores no mercado de usados, e os resultados obtidos com o Moda Brechó.
“Será uma grande oportunidade para que esses pequenos negócios sejam reconhecidos e divulguem suas marcas, impulsionando a economia circular e o consumo de produtos usados e com preços mais acessíveis, dando cada vez mais visibilidade a importância da moda consciente”, explica Marcelo de Souza.
Apoio ao mercado da moda
O Moda Brechó integra as ações do programa Integra Moda, desenvolvido pelo Sebrae Minas para afirmar Minas Gerais como “Estado da Moda” e uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. A iniciativa também inclui a promoção de eventos, ações e programas direcionados a diversos segmentos da moda, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados.
Conheça mais sobre essas iniciativas:
Minas Moda Autoral: aceleração de novas marcas no estado.
Trend Connection: evento de tendências e troca de experiências.
Mãos à Moda: resgate do saber local e técnicas artesanais aplicadas à produção de moda.
Moda Brechó: voltado para os empreendedores de brechós
Varejo sob medida: consultorias personalizadas
ALI Moda Sebrae: incentivo à inovação nas empresas do setor
Pesponta indústria: iniciativa voltada para confecções.
Minas Trend: apoio aos pequenos negócios no maior evento de moda do estado.
Apoio aos polos de confecção: trabalho de interiorização da moda e fortalecimento dos polos do segmento.
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