Uma plataforma que tem como finalidade auxiliar na conexão entre motoristas e passageiras juiz-foranas. Esta é a ideia de negócio da empresária Hyamanna Souza, que criou o “Para Elas Mobilidade”, único aplicativo de mobilidade urbana exclusivo para mulheres na cidade e que está em funcionamento desde o dia 22 de fevereiro.
O app foi lançado oficialmente, em 2020, coincidindo com a chegada da pandemia em Juiz de Fora, o que impactou em 95% o negócio de Hyamanna. “Na época, estávamos com 2 mil passageiras cadastrados e com solicitações diárias de corrida. Aos poucos, as demandas diminuíram, muitas motoristas deixaram de trabalhar e acompanhei a queda do meu negócio”, afirma.
Para evitar gastos e prejuízos desnecessários, a empreendedora teve que interromper o sonho devido à falta de recursos financeiro para investir no desenvolvimento do aplicativo. “Fiquei muito desanimada. Parecia não ter mais solução. Cheguei a ter um início de depressão. Porém, consegui superar e buscar novas soluções”, relata.
Com a ajuda do Projeto Agente Local de Inovação (ALI), do Sebrae Minas, Hyamanna descobriu o que não tinha dado certo em seu projeto. A partir daí, reformulou a ferramenta e fez melhorias internas e repaginações, como alteração na forma de pagamento e na comunicação entre passageira e motorista, além de disponibilizar a ferramenta também para o sistema IOS.
Muito além da mobilidade
A ideia do negócio surgiu da observação diária no trabalho. “Muitas passageiras comentavam comigo que gostariam de trabalhar como motorista, porém, encontravam obstáculos particulares, porque o pai, o namorado e/ou companheiro não apoiavam a ideia, por acharem perigoso. Meu projeto vai além da mobilidade. Queremos de fato promover o empoderamento e a sororidade”.
A plataforma vai apoiar projetos voltados para as mulheres e criar uma rede de divulgação dos serviços prestados pelas passageiras, com o objetivo de fomentar a economia. Em paralelo, será feita uma rede educativa, que tem o objetivo de ensinar as motoristas a lidarem melhor com sua renda mensal. “Temos um grupo chamado ‘Dirigindo suas finanças’, em que as motoristas trocam experiências sobre os ganhos nas plataformas”, destaca a empresária.
A principal proposta do “Para Elas Mobilidade” é ser uma ferramenta que proporcione geração de renda extra para as empreendedoras e o direito de poder escolher um serviço exclusivo e de qualidade para as passageiras. “Esse é um tipo de negócio liderado por homens, na maioria das vezes, e em um território altamente machista – o trânsito -, o que dificulta um pouco o nosso trabalho, mas queremos provar que, unindo forças, somos capazes de quebrar paradigmas e conquistar o nosso espaço na sociedade e na economia ”, justifica.
Hyamanna pretente fortalecer o projeto em Juiz de Fora e atingir a meta de 5 milhões de seguidoras no Instagram e passageiras no app. Além disso, pretende fazer contato com ONGs e fundações para iniciar campanhas solidárias.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Luciana Grillo – (32) 99925-9134|(32) 99107-0468
