ASN MG
Compartilhe

Mind + Indústria destaca tendências que vão impactar as pequenas indústrias mineiras

Itaúna, Uberaba, Pouso Alegre e Betim vão receber o evento em 2025 com foco na apresentação de soluções inovadoras para as micro e pequenas empresas
Por Roger Dias
ASN MG
Compartilhe

A indústria mineira registrou um total de mais de 86 mil pequenos negócios abertos de janeiro a dezembro de 2024, o que representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Receita Federal. O setor também contabilizou um saldo positivo de mais de 27 mil postos do trabalho, obtendo destaque no crescimento econômico estadual no ano passado. Com o objetivo de apresentar soluções inovadores e gerar maior competitividade entre as micro e pequenas empresas industriais, o Sebrae Minas dará início em 2025 à maratona de eventos do Mind + Indústria.

A primeira edição será em 8 de abril, em Itaúna, na Regional Centro-Oeste e Sudoeste. O encontro também vai acontecer ao longo do ano nas cidades de Uberaba (15/4), Pouso Alegre (29/4) e Betim (29/5). A iniciativa vai trazer discussões, painéis e palestras sobre processos produtivos, eficiência energética, sustentabilidade, gestão de pessoas e ESG, temas que impactam diretamente no dia a dia nos processos industriais.

“A indústria mineira possui enorme potencial devido à sua diversidade produtiva, localização estratégica e riqueza de recursos naturais. E o Mind + Indústria chegar para criar conexões positivas e apresentar conteúdos para acelerar e promover desenvolvimento das pequenas indústrias de todo o estado. Os donos de pequenos negócios poderão disseminar informações e novos conceitos para que eles se tornem mais criativos, otimizem seus processos, ampliem a eficiência e adotem práticas sustentáveis, além de alcançarem desempenhos superiores e maior faturamento”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O Mind + Indústria vai abranger micro e pequenas indústrias com faturamento até R$ 4,8 milhões anuais nos segmentos de produtos alimentícios, artefatos têxteis, vestuário, indústrias de transformação, produtos químicos e material plástico, metalurgia, minerais não metálicos, fabricação de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica, entre outros.

Primeira edição

Em Itaúna, o principal destaque do Mind + Indústria é a presença da jornalista e especialista em ESG Giuliana Morrone. Com trajetória de mais de 20 anos na TV Globo, ela vai falar sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, pauta que vem se tornando cada vez mais importante nos dias atuais no mundo empresarial.

Por sua vez, a economista e professora Rita Mundim comandará a palestra “Economia e transformação: tendências e desafios no cenário atual”. Ela vai abordar o futuro do mercado no setor industrial e as oportunidades de negócios para impulsionar a competitividade e o crescimento das micro e pequenas empresas. Outro tema a ser debatido no evento é a “Integração de IOT e Big Data: Conectando Fábricas Inteligentes”, que será abordo pelo CEO da Hedro, Cassio Barbosa.

O Mind+ Indústria em Itaúna é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Itaúna (Sindimei) e da Associação Comercial e Empresarial (ACE), com apoio da Universidade de Itaúna, do Sindcomércio e da Associação dos Contabilistas de Itaúna (Aconita).

-

Programação

Palestras e Painéis:

14h00 – 14h40 | Como transformar as indústrias por meio da IA? – Felipe Santos (EXAME)

▪Indústria 4.0:

14h40 – Integração de IoT e Big Data – Cassio Barbosa (Hedro)

15h – Manutenção 4.0 – Igor Silveira (Melvin)

15h20 – Debate – Mediadora: Nayara Aguilar (Sebrae Minas)

▪Programa Maratona da Indústria

15:35 – Apresentação – Diogo Lisboa e Frederico Santos (Sebrae Minas)

16h – Coffee Break + Visita aos Stands

▪ESG na Indústria:

16h20 – Eficiência energética – Matheus Lage (CML Energy)

16h40 – Circular de Economia – Kamila Vilela (Fiemg)

17h – Debate

▪Gestão de Pessoas & Competitividade

17h15 – Gestão em tempos de transformação digital – Marciliano Coelho

17h35 – Como valorizar o principal ativo da sua empresa? – Renata Vannucci

17h55 – Debate

▪Palestras Magnas:

18h10 – Economia em transformação – Rita Mundim

18:50 – ESG no Brasil: Em que etapa estamos? – Giuliana Morrone

19h40 – Encerramento

-

Mind + Indústria (Itaúna)

Data: 8 de abril

Local: Universidade de Itaúna

Inscrições: Sympla

-

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9139 / 9276 / 9278

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

imprensa@sebraemg.com.br

-

  • Itaúna
  • Mind Indústria
  • pequenos negócios