ASN MG
Compartilhe

Minas Trend movimenta o setor da moda mineira

Evento impulsiona a geração de novos negócios e marca a retomada de Minas Gerais no calendário da moda nacional
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

Superintende do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe participaram da coletiva de imprensa, no primeiro dia do Minas TrendEm Minas Gerais, 194 mil empresas estão ligadas à indústria e ao comércio da moda, sendo responsáveis por 13% da economia do estado. Apenas no universo dos pequenos negócios, são 63 mil empreendimentos atuando no setor. Os dados foram divulgados durante a coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (19/4), em Belo Horizonte, no primeiro dia do Minas Trend, um dos maiores eventos de moda do estado.  

Nesta edição, o Minas Trend vai reunir lojistas, compradores, influenciadores e formadores de opinião, de olho nas tendências Primavera/Verão 2023. O evento volta a ocupar lugar de destaque no calendário da moda brasileira, atendendo, principalmente, os segmentos de vestuário, calçados e acessórios, como bolsas, joias e bijuterias.  “Depois de dois anos de incertezas, o Minas Trend recoloca Minas Gerais no circuito da moda, ditando tendências e propiciando a geração de novos negócios. Um importante passo, após o setor sofrer sucessivas quedas no faturamento durante a pandemia”, explica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Rocha também falou sobre os desafios enfrentados pelo setor e também das lições aprendidas neste cenário de crise. “As empresas aprenderam a trabalhar no mercado “phygital” à união do físico com o digital. Não dá para voltar atrás. Estar presente tanto no mercado on-line quanto no tradicional não é mais uma tendência, mas sim, uma necessidade”, afirma o superintendente do Sebrae Minas.

Em Minas Gerais, 27 polos ligados à moda foram mapeados e estão sendo atendidos pelo Sebrae Minas, entre eles: Juruaia, Nova Resende, Monte Belo, Taiobeiras e São João do Manteninha (moda íntima) e Teófilo Otoni (gemas e joias). O Sebrae subsidia e viabiliza a participação de micro e pequenas empresas nesses polos no Minas Trend. Nesta edição do evento, 20 desses empreendimentos estão sendo beneficiados com espaços para expor seus produtos e negociar com potenciais compradores nacionais e internacionais.

Além do apoio a eventos como o Minas Trend, o Sebrae Minas também oferece todo o suporte em gestão, marketing, vendas e novos mercados para negócios da cadeia da moda. “Nosso intuito é disponibilizar soluções efetivas e setorizadas, com o apoio de profissionais e programas especializados que atendam as dores e necessidades dos empresários do setor e acelere a retomada dos negócios”, justifica Afonso Maria Rocha.

Novidades

Em 2022, o Minas Trend acontece no formato híbrido. Além da programação on-line de palestras e lives com especialistas da moda, será realizado, presencialmente, o salão de negócios, das 10h às 20h, com o foco em vendas, conectando expositores à compradores e lojistas.

Para as próximas edições do evento, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, antecipou algumas novidades. “Ao longo de 15 anos o evento passou por algumas mudanças e em breve deve passar por uma repaginação. Estamos avaliando a viabilidade de um novo formato que vai levar o evento, referência em Minas Gerais, para outros estados, atendendo aos anseios da comunidade da moda”, diz Roscoe

O Minas Trend termina nesta quinta-feira (21/4) e é promovido pela FIEMG e tem o apoio do Sebrae Minas. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.minastrend.com.br.

-

Minas Trend 2022

De 19 a 21 de abril

Informações: www.minastrend.com.br

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271