Para estimular e inserir, de forma competitiva e sustentável, os pequenos negócios na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, o Sebrae Minas, a empresa Genyx Solar e Prefeitura de Arinos, promovem o Minas Solar 2023. O evento será realizado no dia 21 de junho, no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Arinos. As inscrições estão abertas pelo site. A ação também conta com apoio da Absolar, IFNMG e Governo de Minas.
O Minas Solar irá reunir integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor, em uma programação ampla e diversificada, com palestras, painéis, workshops e debates. O evento terá a presença de especialistas que irão apresentar as novidades do mercado, destacando tendências, oportunidades, novos modelos de negócios, gestão e empreendedorismo, ambiente regulatório, políticas públicas, entre outros assuntos.
O evento é destinado a EPCs (empresas do setor), distribuidores, fabricantes e profissionais que atuam no segmento, em uma oportunidade de apresentação e simulação de tecnologias na prática, além da geração de networking e negócios.
O município de Arinos, com pouco mais de 17 mil habitantes, possui forte índices de irradiação solar, pouca nebulosidade e boa oferta de terras. O Noroeste do estado, a 657 KM de Belo Horizonte, tornou-se ideal para a instalação das usinas solares fotovoltaicas. A cidade de Arinos tem cerca de 4 MW de potência instalada, 157 conexões operacionais, beneficiando 189 unidades consumidoras que recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração até 5 MW. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Energia solar em Minas
Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos de todo o país, ficando atrás apenas de São Paulo, segundo dados da Absolar. O estado possui aproximadamente 2,6 gigawatts (GW) em operação, e responde sozinho por 13,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil. O investimento acumulado em geração própria de energia solar em Minas cresce R$4,3 bilhões por ano, chegando a R$12,4 bilhões no segundo mês deste ano.
Minas Solar
Em 2023, o Minas Solar passa por dez cidades de Minas Gerais. O evento já aconteceu em Belo Horizonte, Montes Claros, Janaúba, Governador Valadares e Teófilo Otoni. Após Arinos, será realizado ainda em Itajubá (20/7), Juiz de Fora, (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9) e Itaúna (26/10).
SERVIÇO: Minas Solar – Arinos
Data: 21 de junho, das 8h às 18h
Local: IFNMG – Campus Arinos (Rodovia MG 202, KM 392)
Inscrições: https://www.hbatools.com.br/minas-solar—arinos__1357
Informações: (38) 9 9905-9573
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa – (38) 99100-8640
henrique@prefacio.com.br
Flávia Ferraz – (31) 3292-8660 | (34) 99913-7999
flavia@prefacio.com.br