
A segunda etapa do Minas Moda Autoral, programa realizado pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, foi encerrada, na última quarta-feira (26/11), com resultados expressivos. Ao todo, 19 marcas autorais da capital foram acompanhadas de forma intensiva, entre agosto e novembro deste ano, consolidando uma jornada estratégica de qualificação e acesso ao mercado.
O programa busca fortalecer a cadeia da moda autoral e o setor como um vetor da economia criativa na capital mineira e, para isso, promove ações para desenvolver empreendedores dos segmentos de vestuário, moda infantil, acessórios, bijuterias e joias. Nesta segunda etapa, os participantes avançaram em temas como modelo de negócio e consumo, produto, comunicação, mercado, análise de resultados e definição de melhorias.
Durante o encerramento, no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, ressaltou que a moda autoral é uma oportunidade de criação que converge diretamente com pontos essenciais para a Secretaria, especialmente, por seu papel como setor fomentador do desenvolvimento econômico. “Vivemos um momento de desindustrialização tradicional, e a economia criativa surge como resposta sustentável e inovadora. Temos o desafio de organizar melhor nossas ações para que esse setor floresça ainda mais. A moda autoral é um dos passos fundamentais nesse processo”, frisou.
A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, reforçou a importância da articulação entre as diversas áreas da Prefeitura e instituições parceiras, como o Sebrae Minas. “Cabe ao poder público criar condições para que a criatividade se torne oportunidade, renda e desenvolvimento. Não se trata apenas de ações pontuais, mas de construir estratégias estruturadas e continuadas para o setor. Talento e vocação não faltam. Nosso esforço é criar o ambiente para que esses empreendedores possam seguir crescendo”, destacou.
Evolução e impacto no mercado
Os avanços das marcas participantes foram celebrados pela analista do Sebrae Minas Raissa Soares. “Realizamos cerca de 50 horas de capacitação e consultorias especializadas, acompanhando a evolução individual de cada empreendimento. O Minas Moda Autoral é um exemplo concreto de como a moda de Belo Horizonte tem ganhado força, visibilidade e profissionalização. Queremos que essas empresas sigam crescendo, fortalecendo suas estratégias e ampliando sua competitividade”, reforçou.
A consultoria técnica da etapa foi conduzida pela líder do projeto Inova Moda Digital, Angélica Coelho, e pelo consultor em design e stylist do Senai/PB, Rafael Lemos.

Transformação para além das vitrines
Entre os participantes, o estilista Lucas Pietro, da marca PIERRROSTUDIOS, localizada no Mercado Novo, compartilhou a importância do programa para o amadurecimento de seu negócio. “O primeiro módulo nos ajudou a construir uma coleção, mas o grande desafio é vender e seguir criando. Nesta segunda etapa, consegui estruturar melhor os processos e entender como o negócio funciona por trás da roupa. Foi transformador”, celebrou. Pietro deixou a fotografia para construir uma marca referência em upcycling – conceito que consiste em customizar uma peça, que pode ter uma funcionalidade diferente da original – e experimentação visual.
Números da segunda etapa do Minas Moda Autoral
19 marcas participantes;
51 horas de atendimento especializado em moda;
4 horas de consultorias individuais para acompanhamento;
Participação em eventos de acesso a mercado, como a Feira Carandaí 25 e Trend Connection 2025.
Confira os 19 negócios participantes: Molu; PIERRROSTUDIOS; Sunday; Priscilla Antunes Acessórios; De Ouro Bordados de Mãe e Filhas; Savre Brasil; Asaphe; Seja Malibu; Artirffi Joias; Malume; Eleveh; Contos de Gaya; HAVA; Almamil; Petiá; Gabriella Santos Joias Contemporâneas; Amitee; ByGrazi; e Refeito.
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