A 10ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo consolidou-se como uma das mais estratégicas para o setor audiovisual brasileiro. Realizada entre 11 e 13 de novembro, no Sebrae Minas, em Belo Horizonte, a iniciativa reuniu quase 700 participantes e promoveu uma das maiores rodadas de negócios da história do evento, resultando em R$ 852 milhões de reais em expectativa de geração de negócios.
Ao todo, foram 52 players e 128 produtoras independentes, que realizaram 600 reuniões. Foram apresentados 316 projetos, selecionados entre 588 inscritos. Com a participação de gigantes como Warner Bros, Paramount Pictures, Paris Entretenimento, O2 Filmes, Conspiração Filmes, Star+, Camisa Listrada, Anavilhanas, TV Cultura/TV Rá-Tim-Bum, Gloob/Gloobinho, GNT/Viva/Modo Viagem, Globo Aquisições e Globo Minas, as reuniões ampliaram as oportunidades para produtoras em busca de financiamento, distribuição, coprodução e visibilidade.
A coordenadora de aquisições e parcerias de conteúdo da TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum, Fabiana Batagini Quinteiro, participou da MAX pela segunda vez e buscou projetos de documentários, séries documentais e infantis. “Durante a rodada de negócios, foram apresentados excelentes projetos, como três séries documentais, financiadas pela Lei Paulo Gustavo, duas já prontas e uma em finalização; três documentários muito interessantes, com possibilidades de parceria para exibição; além de uma série infantil muito delicada, que foca no brincar. Produção brasileira com identidade brasileira. A grande maioria dos projetos que selecionei são de produtoras de Minas Gerais”, conta.
Elza Cataldo é diretora da Persona Filmes, produtora e roteirista de cinema, e participa da MAX desde a primeira edição. Ela conta que já conseguiu fechar negócios importantes em sua carreira durante o evento e, nessa última edição, não foi diferente. “Apresentei três projetos: dois documentários e uma minissérie de ficção. Tive retorno de players interessados em cada um dos projetos”, comemora.
A MAX celebrou 10 anos com uma programação intensa: foram 56 atividades distribuídas ao longo de três dias, incluindo painéis, palestras, encontros de mercado, sessões de pitching, debates sobre inteligência artificial, narrativas para o público infantil, cases internacionais e mesas dedicadas à ficção, documentário e animação.
“Os resultados desta edição da MAX mostram que o audiovisual mineiro e brasileiro vive um momento de expansão e consolidação. As rodadas de negócios reforçaram a capacidade das produtoras de gerarem valor, atraírem investimentos e transformarem ideias em produtos competitivos no mercado nacional e internacional”, enfatiza a analista do Sebrae Minas Nayara Bernardes.

Sobre a MAX – Minas Gerais Audiovisual
A MAX é considerado o maior evento de audiovisual de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil. Realizado pelo Sebrae Minas, a inciativa tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica.
Desde 2016, a MAX media encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.
Em 2025, a MAX foi realizada de 11 a 13 de novembro de 2025, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A curadoria do evento foi feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país. A iniciativa contou com patrocínio da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio do BH Film Comission; apoio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), FIEMG e SINDAV – Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais; e a TV Globo em Minas como emissora oficial.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]

