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MAX 2024: grandes nomes discutem a inovação no mercado de audiovisual brasileiro

Evento é um dos mais relevantes do segmento no Brasil e terá a participação de 48 grandes empresas do setor e mais de 70 palestrantes
Por Josiane Silveira
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A 9ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual está recheada de grandes nomes do mercado audiovisual. Serão 48 importantes players, entre eles Canal Brasil, Canal Educação, Paramount, Warner Bros., Globoplay, Paris Entretenimento, O2 Filmes e TV Globo, e mais de 70 palestrantes, a exemplo do diretor e produtor Álvaro Campos, roteirista da minissérie “Senna”, da Netflix, e indicado ao Emmy; Mariana Bardan e Eduardo Melo, criadores de “Cangaço Novo”, série produzida pela O2 Filmes; e Ângela Chaves, autora do sucesso da Netflix “Pedaço de Mim” e que colaborou em vários programas, séries e novelas na TV Globo.

O evento vai acontecer entre 12 e 14 de novembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, e conta com a Globo em Minas como emissora oficial da MAX 2024. A iniciativa abordará temas como a regulação dos serviços de vídeo-on-demand, o uso da inteligência artificial na indústria e a inserção do audiovisual brasileiro no mercado internacional, bem como proporcionará uma visão consolidada das mudanças do setor e uma perspectiva futura, apresentada por personagens ilustres da indústria.

A analista do Sebrae Minas, Nayara Bernardes, comenta que o objetivo do encontro é promover um debate que busque o crescimento e a qualificação do setor audiovisual e de outras plataformas da indústria criativa – como games, música, tecnologia e informação.

“A cada ano, a MAX fomenta novas oportunidades de negócios para a produção independente, aproximando profissionais dos principais investidores e distribuidores do segmento. O evento permite que produtores tenham uma visão global do cenário do audiovisual, com destaque para os aspectos financeiros, regulatórios e legais que a atividade necessita”, diz.

Na programação haverá 66 atividades, entre palestras, oficinas, debates, pitching e painéis sobre negócios, políticas públicas, inovações, cultura e tendências ligadas ao audiovisual.

Destaque para a participação da TV Globo, com um painel sobre as parcerias com as produtoras locais e, também, com Liliana Junger e Sérgio Marques, âncoras do Canal, mediando discussões; de Gabriel Jacome, diretor de conteúdo da TV Globo; Gustavo Gontijo, produtor executivo de desenvolvimento da O2 Filmes; Clarissa Orberg, head de parcerias de conteúdo para Educação, Saúde e Entretenimento Infantil do Youtube; e Leandro Soares, criador de “Vai Que Cola”.

“Desde 2016, a TV Globo em Minas recebe produtoras independentes, movimento que começou com o projeto de telefilmes regionais. A partir de 2021, a nossa conversa com as produtoras mineiras ou aquelas que desenvolvem produtos que têm conexão com o estado, se tornou um projeto estruturado e, desde então, nos tornamos parceiros em muitos projetos que ganharam, inclusive, repercussão nacional. A MAX contribui ainda mais para que esta relação gere conteúdos, negócios e desenvolvimento para o audiovisual mineiro, historicamente e cada vez mais valorizado pela qualidade”, comenta Marina Crespi, head do canal TV Globo em Minas.

Programação e informações podem ser conferidas no site max.sebraemg.com.br.

Mais de 500 projetos na Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios do Audiovisual vai contar com 582 projetos inscritos, de 14 estados brasileiros, 200 a mais do que ano passado. Produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos a 48 grandes players do país no segmento de audiovisual.

Neste ano, o Sebrae Minas desenvolveu a MAX LAB, laboratório para os produtores independentes, iniciativa de capacitação que visa ampliar o conhecimento no desenvolvimento de projetos e definição de estratégias de negócios. Essa iniciativa prepara os projetos para serem apresentados nas Rodadas de Negócios e sessões de pitching da MAX, ampliando as possibilidades de negócios e o potencial dos projetos.

Em 2023, a Rodada de Negócios do Audiovisual movimentou R$ 795 milhões em prospecção de negócios. Nos três dias de evento, foram realizados 456 encontros e apresentados 233 trabalhos de animação, documentário, ficção e entretenimento nos formatos de longas e curtas metragens, telefilmes, seriados, além de games e apps. Foram apresentados projetos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Pará e Paraná.

O diretor e montador da produtora Cabeça de Vento Filmes, Jader Barreto Lima, participou da última edição da MAX e conseguiu a parceria para exibir o curta-metragem “Trago Notícias de Fernando” na mostra Ditadura Nunca Mais, veiculada pelo Canal Brasil em abril de 2024.

“Durante a Rodada de Negócios da MAX, fomos convidados pelo Canal Brasil para uma conversa e, nesse período, tivemos um indicativo positivo de que eles queriam financiar um curta nosso. Trocamos contatos durante três meses e eles confirmaram o interesse”, afirma Jader, que já havia participado do Sacri, programa de aceleração de negócios criativos do Sebrae Minas. “Foi importante ter realizado o filme, que passou em alguns festivais e na TV, e participado da MAX, que contribuiu para o contato e a exibição no Canal Brasil. Além da possibilidade de obter recursos e viabilizar a exibição do filme em canal fechado, o Sebrae ajudou no nosso networking, no contato com pessoas com experiência na produção audiovisual”, relembra o diretor.

Thaylane Cristina está na coordenação da Belo Horizonte Film Commission, criada para facilitar e oferecer assistência para a realização de produções audiovisuais na capital mineira. Ela conta que participou de duas edições da MAX, em 2022 e 2023, e, na edição passada, entre reuniões com produtoras e streamings, conversaram com a Glaz Entretenimento, de São Paulo, que demonstrou interesse em gravar em BH.

“A CEO ficou interessada e, a partir da conversa na Rodada de Negócios, iniciamos os trâmites para viabilizar essa gravação. Realizamos reuniões com o poder público a fim de buscar parcerias e condições especiais com rede hoteleira e viabilizar as filmagens em locais públicos. O longa “Mamãe saiu de férias”, comédia protagonizada por Dani Calabresa e Rafael Infant, teve cenas gravadas em BH entre junho e julho deste ano”, explica. “Nosso papel é fazer a comunicação e a articulação para viabilizar que Belo Horizonte seja uma cidade amiga do audiovisual, bem como mostrar o impacto positivo do setor de audiovisual para o município”, completa.

Sobre a MAX

Desde 2016, a MAX é considerada o maior evento de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil com foco no mercado audiovisual. Seus pontos fortes são mediar os encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.

A realização do evento pelo Sebrae Minas tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica. A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.

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Serviço

9ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual

Data: 12 a 14 de novembro

Horário: A partir das 10 horas

Local: Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – Belo Horizonte/MG

Informações e programação: https://max.sebraemg.com.br/

Inscrições: https://www.hbatools.com.br/max-minas-audiovisual-expo-2024__1808

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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9139 / 9276 / 9278

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