O consumo de mídia no Brasil mostra a preferência do público brasileiro por conteúdos nacionais. Prova disso é a pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope, em setembro, que atribui mais de 70% da audiência às emissoras de TV e players do país. Para encerrar a 9ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual, organizado pelo Sebrae Minas, foi realizado o painel Séries de longa duração: Uma conversa sobre os cases “Impuros” e “Vai que Cola”.
O painel contou com a presença de Leandro Soares, autor de “Vai que Cola”, Mariana Ricciardi, Produtora Associada Boiler “Impuros”, e teve mediação de Carla Domingues, da Produtora Criativa.
Durante a análise dos dois casos de sucesso da dramaturgia brasileira foram abordados aspectos criativos, estratégicos e mercados envolvidos na longevidade dessas produções, além de explorar como cada uma construiu e manteve seu público ao longo dos anos.
Segundo os dramaturgos, a receita para a construção de uma série de longa criação é ‘fazer com a alma’ e apostar no Brasil de verdade para que tenha sucesso. “Vai que Cola é uma produção confortável, no sentido de o telespectador ter a série como extensão de sua casa. Ele quer conforto, quer se ver refletido na tela. Fizemos isso e deu muito certo. Quem é que não tem uma tia igual a Terezinha ou uma prima igual a Jéssica?”, comenta Leandro Soares.
A combinação de realidade brasileira com narrativa também se encontra na fórmula de Impuros. Segundo Mariana Ricciardi, é uma série sobre pessoas, famílias, uma sociedade ‘impura’. “Ninguém é 100% bom nem 100% mau. Colocamos isso dentro de uma embalagem e transformamos em uma série policial, com toque de investigação criminal para falar sobre realidades da nossa convivência”, explica.
Sobre a MAX
Desde 2016, a MAX é considerada o maior evento de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil com foco no mercado audiovisual. Seus pontos fortes são mediar os encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.
A realização do evento pelo Sebrae Minas tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica. A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.
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