O gênero mais consumido pelo público nos cinemas é a comédia. O bom resultado nas bilheterias é registrado pelo Informe Anual da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O documento destaca que, em 2023, o gênero foi fundamental para a popularização dos filmes brasileiros, tendo em vista o desempenho da comédia “Minha irmã e eu”, filme nacional com maior venda de ingressos em cinco anos.
Para falar sobre esse assunto, a MAX – Minas Gerais Audiovisual, organizado pelo Sebrae Minas, convidou Ale McHaddo, CEO da44 Toons e 44 Filmes; Cris Wersom, roteirista e atriz; Daniela Evelyn, gerente de inteligência de mercado da Telecine; e Juliana Soares, sócio-fundadora da Produtora Criativa Destemida Filmes para comporem o painel “Você Não Gosta de Mim, mas o Público Gosta: Os Rumos da Comédia Brasileira no Mercado Audiovisual”, no segundo dia do evento, realizado no dia 13 de novembro.
No painel, Daniela Evelyn destacou que o brasileiro gosta e se encontra na comédia. “Os filmes humorísticos provocam leveza na rotina das pessoas. Hoje, o público quer alento e descontração”, frisa. Nesse cenário, ela aponta que o setor está caminhando para conquistar mais credibilidade. “É um bom tempo, precisamos insistir, investir e fortalecer a conexão com a audiência alinhando o que ela quer e precisa”, completa.
Essa popularidade histórica da comédia revela o comportamento da sociedade. “Temos dois jeitos de olhar o mundo: se estou triste, por isso choro; se está tudo errado, vou rir da situação”, comenta Ale McHaddo. Para a cineasta, as pessoas vão ao cinema afim ver um espetáculo. “Nas salas falamos a verdade de forma única e fluída”, diz.
Quanto ao bom desempenho e ascensão, Cris Wersom coloca o gênero como um indicador social. “O riso é um fator de segurança, ele gera sensação de que está tudo bem, tem a função apaziguadora. Mesmo que esteja tudo ruim, ele traz o alento de que tudo vai ficar legal. Onde há comédia não a guerra, ela é fundamental para a existência humana”, finaliza.
Sobre a MAX
Desde 2016, a MAX é considerada o maior evento de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil com foco no mercado audiovisual. Seus pontos fortes são mediar os encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.
A realização do evento pelo Sebrae Minas tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica. A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.
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