Nos seis primeiros meses deste ano, o mercado digital registou um faturamento de R$ 38,8 bilhões, sendo que 78% das vendas foram feitas por meio de marketplaces, enquanto apenas 22% foram efetivas em sites por venda própria. É que mostra a 42ª edição do Webshoppers feita pela Ebit|Nielsen. De acordo com o relatório, apenas no primeiro semestre de 2020, esses verdadeiros “shoppings virtuais” receberam mais de 64 milhões de pedidos, chegando a um faturamento de R$ 30 bilhões.
E para explicar sobre o crescimento dessas plataformas virtuais e como os pequenos negócios podem aproveitar essas grandes vitrines para acelerarem suas vendas pela internet, o bate-papo do podcast “Que negócio é esse, Sebrae?” desta semana é sobre “Marketplace”.
A convidada deste oitavo episódio é a gerente do B2W Marketplace, Mayra Gianoni. Durante a conversa, os empreendedores serão orientados sobre esse modelo de venda que reúne vários fornecedores de produtos em um só endereço eletrônico.
“Os marketplaces surgiram quando grandes varejistas decidiram abriram seus canais de venda para outras empresas menores pudessem vender em suas plataformas. Daí vem o termo “shopping virtual”, você consegue comprar tudo que precisa em vitrines de grandes varejistas do e-commerce”, explica a gerente do B2W Marketplace, responsável pelas plataformas da Americanas, Submarino e Shoptime.
No episódio, a especialista justifica o crescimento acelerado dessas plataformas, principalmente este ano, provocado pelo isolamento social que veio com a pandemia e mudou os hábitos de consumo. Mayra também destaca as vantagens que os marketplaces oferecem para os pequenos negócios.
“São plataformas consolidadas, que possuem um público que já tem confiança em comprar. Dessa forma, se você tem uma loja própria ou um pequeno negócio que não tem uma estrutura nem experiência nesse mercado on-line, o marketplace vem como boa alternativa, que possui um investimento inicial bem mais baixo e ainda um maior potencial para alavancar as vendas e fazer o negócio crescer mais rápido”, afirma Mayra Gianoni.
A gerente do B2W Marketplace também explica os marketplace mais indicados para cada tipo de negócio, estratégias para destacar os produtos dentro dessas plataformas, as regras de pagamento, recebimento, precificação e entrega, além dos cuidados que os empreendedores precisam ter antes de se aventurarem nesse modelo de vendas.
“Que negócio é esse, Sebrae?” é o podcast gratuito do Sebrae Minas feito para esclarecer as dúvidas de quem já empreende ou deseja ter seu próprio negócio. O oitavo episódio da primeira temporada já está disponível nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast, SoundCloud, Castbox e no canal do Sebrae Minas no Youtube.
Podcast Que negócio é esse, Sebrae?
#08: Marketplace. Sua loja digital em um shopping virtual
Gratuito nas plataformas de áudio:
Spotify: https://open.spotify.com/show/0JyGC8rb9guQsuGedCjZg2
SoundCloud: https://bit.ly/3ampqBD
Deezer: https://bit.ly/31QWL3I
Apple Podcasts: https://apple.co/3fVtdXZ
Youtube: https://youtu.be/DvFRA98FMG0
Castbox: https://bit.ly/3kJ43zt
Google Podcasts: https://bit.ly/2PNYkdt
Site Sebrae Minas: https://sebraemg.com.br/podcasts/
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271