ASN MG
Compartilhe

Mais de 3 milhões de atendimentos foram realizados pelo Sebrae Minas em 2024

Instituição conta com ampla rede de atendimento com objetivo de orientar e fortalecer os pequenos negócios em Minas Gerais
Por Josiane Silveira
ASN MG
Compartilhe

Apoiar os empreendedores nos primeiros passos da jornada de negócios, auxiliar na gestão e no crescimento da empresa e contribuir para a conquista de novos mercados são os propósitos do Sebrae Minas. Em 2024, mais de 3,4 milhões de atendimentos foram realizados em todo o estado, 43% a mais do que em 2023. As orientações foram feitas de forma online e presencial, nas 58 agências próprias da instituição e por meio dos mais de 580 pontos parceiros da Rede Aqui tem Sebrae em Minas Gerais.

Entre as principais demandas dos empreendedores em 2024, destacam-se as orientações em “Mercado e Vendas”, que totalizaram mais de 700 mil atendimentos, abordando temas como comércio eletrônico, estratégias de marketing, precificação, exportações, franquias etc. O tema “Inovação” também foi destacado, com mais de 389 mil atendimentos, que incluiu assuntos como gestão, transformação digital, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos, planejamento tecnológico, entre outros.

Além disso, os donos de pequenos negócios também buscaram apoio nas temáticas sobre “Leis” – abertura, fechamento e legalização de empresas, desburocratização, formalização, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) etc; “Planejamento” – plano de ação e negócio, administração, pesquisa de mercado; “Finanças” – acesso a crédito, controle financeiro, seguros, renegociação de dívidas e outros; e “Empreendedorismo” – abertura de negócios, educação empreendedora, planos de negócios, comportamento empreendedor.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca a importância do trabalho realizado pela instituição e seu impacto no desenvolvimento econômico do estado.

“O aumento no número de atendimentos em 2024 reforça o compromisso do Sebrae Minas com o fortalecimento dos pequenos negócios, que são a base do desenvolvimento econômico dos municípios e do estado. Por meio de soluções personalizadas e acessíveis, contribuímos para o crescimento das empresas e, consequentemente, a geração de emprego e renda e a transformação das comunidades locais”, pontua.

Busca por conhecimento
O Sebrae Minas conta com o Sebrae Play, uma plataforma de conhecimento que reúne centenas de materiais gratuitos relacionados ao universo do empreendedorismo, desde os primeiros passos da jornada empreendedora à gestão de um negócio e conquista de novos mercados.

Em 2024, os principais conteúdos baixados foram “Planilha – Demonstração do Resultado do Exercício – DRE”, com mais de 4.600 downloads, seguido de “Calendário de Vendas – Segundo Semestre 2024” (3.594); “Como utilizar o ChatGPT para impulsionar seu negócio” (2.794); “Planilha de precificação – Método Markup” (2.449); “Kit Especial: 6 Modelos de Canvas” (1.229); e “Capacitações em instrutoria” (1.173).

Já os cursos online mais procurados pelos empreendedores foram “Inteligência Emocional”, com 7.491 participações; “Instagram Day” (3.439); “Novo Marketing de Relacionamento” (2.381); “Oficina Inteligência Financeira” (1.487); e “Oficina Produtividade” (1.193).

Os conteúdos contribuem para a construção de projetos de vida, fomento de ideias de negócios, desenvolvimento de competências empreendedoras e/ou ferramentas que permitem alcançar uma nova ocupação e renda.

Para também facilitar o acesso ao conhecimento, o Sebrae Minas oferece diversos cursos, oficinas, palestras, seminários, workshops e grandes eventos presenciais, bem como conta com cursos online sobre gestão financeira, gestão de pessoas, marketing, atendimento, vendas e outros temas.

Canais de atendimento

Sede Sebrae Minas em Belo Horizonte – Crédito: Divulgação/SebraeMinas

O Sebrae Minas tem equipes de atendimento preparadas para orientar e oferecer produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes, nos diferentes estágios de sua jornada empreendedora, seja na avaliação de ideias e oportunidades de negócios ou para melhorar processos e ampliar seu mercado de atuação.

Além do atendimento presencial (clique aqui e saiba onde encontrar uma unidade), os empreendedores podem entrar em contato com a instituição por meio do 0800 570 0800, todos os dias da semana, 24 horas por dia; e também pelo site, no canal Fale Conosco.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]
mg.agenciasebrae.com.br

  • atendimentos 2024
  • balanço atendimento 2024
  • Sebrae Play