ASN MG
Compartilhe

Juruaia investe no turismo de negócios on-line e vende mais de R$5 milhões em apenas uma semana

Polo de moda íntima no Sudoeste mineiro ampliou sua presença na internet e, apesar da pandemia, espera ultrapassar R$200 milhões em novos negócios em 2020
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

Não é à toa que a cidade de Juruaia, localizada no Sudoeste mineiro, se consolidou como a “pequena gigante” de Minas Gerais. Considerada a capital da lingerie, há quase três décadas tem em seu polo de moda íntima o grande motor da economia regional. O setor gera trabalho e renda para milhares de pessoas, um verdadeiro celeiro de oportunidades para quem sonha em empreender.

Milhares de revendedoras, sacoleiras e lojistas de todo o país e até de outras localidades do mundo buscam nas confecções locais o que vai ser tendência tanto em moda íntima, quanto praia, pijamas e fitness.

Antes da pandemia, o turismo de negócios movimentava a cidade, que recebia cerca de 150 mil visitantes todos os anos. Contabilizando os quase trinta de anos de atividades do setor, cerca de 4 milhões de turistas já estiveram em Juruaia para fazer negócios, atraídos pelo polo da moda íntima, o que representa 400 vezes o tamanho da população da cidade.

A pandemia fez Juruaia ampliar ainda mais sua presença no ambiente on-line. A cidade, que já tinha grande parte de seu comércio conectado, fez a lição de casa e vem ganhando nota 10 ao remanejar seus eventos, antes 100% presenciais, para o ambiente digital. Prova disso foi o sucesso do Festlingerie 2020, que em apenas uma semana contabilizou mais de R$ 5 milhões em vendas pela internet. Foi criada uma plataforma com lojas e desfiles virtuais, que mostravam as novidades Primavera/Verão dos lojistas. Tudo isso promovido pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), em parceira com o Sebrae Minas.

Os números não param por aí e impressionam: os pedidos realizados durante a Festlingerie 2020 aumentaram 113,36% em relação à edição de 2019. A receita de vendas também cresceu 106,07%.

Passaram pelo site do evento mais de 30 mil visitantes únicos, quase 1,8 milhão de pessoas foram impactadas com as ações de publicidade, além de terem sido gerados 19,8 mil novos negócios iniciados dentro dos estandes virtuais. Também foram realizadas rodadas de negócios, nas quais participaram 47 empresas ofertantes e 40 compradores de Minas Gerais (Centro e Triangulo Mineiro), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Bahia, Goiás, Maranhão e Espírito Santo, a partir de uma demanda específica de compra. Foram realizados 270 encontros na plataforma disponibilizada pelo Sebrae Minas.

Somando toda a força de vendas de Juruaia, a cidade mineira espera ultrapassar, mesmo no ano da pandemia, R$200 milhões em novos negócios em 2020, o que é considerado um número bastante representativo aos olhos do empresariado local.

De acordo com o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól, as modas íntima, praia, fitness e pijamas ganharam ainda mais destaque devido à necessidade de isolamento social. “Isso fez com que os empreendedores não só aumentassem suas vendas, mas também a criatividade, atraindo a atenção dos compradores”, explica.

Já para o presidente da Aciju, José Antônio da Silva, o Festlingerie atingiu o objetivo. “Esses números são muito gratificantes, mostram que todo o trabalho de preparação e execução do evento foi válido, deu resultado e gerou oportunidade de crescimento para as empresas locais”, comemora. 

-

Sobre Juruaia – A capital da lingerie

A cidade de Juruaia, no Sudoeste de Minas Gerais, é considerada a capital da lingerie. A história inicia-se nas plantações de café, onde a maioria da população trabalhava nas lavouras. A economia foi crescendo e, em meados de 1992, duas empresas deram início à produção de lingerie no município.

O incentivo ao empreendedorismo é uma das marcas da cidade, que tem 95% das confecções locais comandadas por mulheres. Essas empresas têm acompanhado as tendências nacionais, oferecendo bom preço, qualidade e design como diferenciais. Assim, Juruaia se tornou uma das mais importantes fabricantes do país.

Segundo dados da Aciju, mais de 200 confecções estão instaladas em Juruaia. Elas geram cerca de cinco mil empregos e produzem aproximadamente 20 milhões de peças anualmente. Juruaia encontrou sua vocação, consolidando-se como a Capital da Lingerie.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Marcelina Liberato – (37) 99956-2738 | 99146-0040

[email protected]

Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

[email protected]