O município de Janaúba, no Norte do estado, é considerado, hoje, um dos maiores polos de investimentos em energia solar do país, e está entre as cidades mineiras com maior potencial gerador, segundo estudo do Atlas Solarimétrico, desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Atualmente, são 16 parques solares em operação no município, sendo que um deles será o maior do Brasil, com capacidade para abastecer seis milhões de pessoas, população que representa a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outros sete já foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para terem as obras iniciadas.
Diante desse cenário, o Sebrae Minas, a empresa Genyx Solar – distribuidora de produtos para o setor -, e a Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), promovem a primeira edição de 2023 do Minas Solar. O evento é considerado um dos maiores encontros do segmento no estado, com o objetivo de estimular ainda mais a geração de energia limpa; inserir, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios mineiros na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica; e fomentar o debate sobre o setor com lideranças regionais.
A iniciativa ocorrerá nos dias 16 e 17 de março, no Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Janaúba. Estarão reunidos integradores – empresas prestadoras de serviço no mercado de energia -, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor. Os interessados em participar podem se inscrever por meio deste link.
As atividades previstas na programação do Minas Solar contam com especialistas no setor, que irão debater sobre desenvolvimento econômico e os impactos sociais para a região, tendências, oportunidades de mercado, novos modelos de negócios, gestão, e ambiente regulatório.
Entre os participantes estão: o coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta; o diretor comercial da empresa Genyx, Bruno Reis; o gerente de negócios do Invest Minas, Renato Garcia; o deputado estadual Gil Pereira; a diretora de Energia e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mariana Gabriela; e o membro da Câmara Técnica de Energia Solar de Janaúba, Jairo Sena.
A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo afirma que o evento proporciona diversas oportunidades aos empreendedores, seja para o uso sustentável da energia, investimento na cadeia fotovoltaica, ou o fornecimento de produtos e serviços. “No Minas Solar será possível conhecer e aproveitar a demanda na região. Além disso, as capacitações técnicas e gerenciais, as redes de contato estabelecidas nas atividades propostas, e a possibilidade de parcerias estratégicas para obtenção de crédito, são essenciais aos empresários e interessados em investir no setor”, ressalta.
-
Programação
Na abertura do evento, no dia 16 de março, às 19h, ocorrerá a palestra magna “Análise da energia solar no Brasil, e as oportunidades para o Norte de Minas”. Na sequência, um painel irá abordar as características de Minas Gerais que geram a atração de investimentos, e a visão de lideranças políticas sobre o setor no Norte de Minas. No dia seguinte, as atividades têm início às 9h, e seguem até às 19h.
Serão realizados diversos painéis sobre assuntos que impactam o segmento, como: gestão; vendas; operação e manutenção de usinas solares; crédito; financiamentos de projetos; e as possibilidades para a energia fotovoltaica em Janaúba. Um ponto importante será um painel em que lideranças políticas farão uma análise do mercado fotovoltaico na região. Em outro painel, o Sebrae Minas irá abordar a viabilidade da energia solar nos pequenos negócios.
Além dos painéis temáticos, o evento terá também a palestra “O que você precisa saber sobre a regulação do marco legal da Geração Distribuída” e contará com uma feira para apresentar as novidades do setor, com a presença de representantes bancários para ofertar linhas de créditos aos interessados, e empresas integradoras
-
Cenário promissor
Com pouco mais de 70 mil habitantes, Janaúba está localizada a 550 quilômetros de Belo Horizonte. Com forte índices de irradiação solar, pouca nebulosidade, e boa oferta de terras, a região tornou-se ideal para a instalação das usinas solares fotovoltaicas.
O município de Janaúba possui 22 MW de sistemas instalados no seguimento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração até 5 MW. Os dados são da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). E Minas Gerais é o estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos com cerca de 2,3 gigawatts (GW) em operação.
O território mineiro responde sozinho por 14,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil, na modalidade, e possui mais de 210 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, cobrindo 100% do território mineiro. Atualmente, são mais de 279,5 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Os números foram levantados pela Absolar.
Nacionalmente, os dados indicam que o Brasil possui 17 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. O país possui, atualmente, cerca de 1,6 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.
-
Minas Solar pelo estado
Além de Janaúba, o Minas Solar irá percorrer outras nove cidades durante o ano. São elas: Governador Valadares (13/4), Belo Horizonte (27 e 28/4), Teófilo Otoni (25/5), Arinos (21/6), Itajubá (13/7), Montes Claros (2/6), Juiz de Fora, (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9), e Itaúna (26/10).
-
-
SERVIÇO
Minas Solar em Janaúba
Data: 16 e 17 de março (quinta e sexta-feira)
Horário: 16/3 – 19h às 22h
17/3 – 9h às 19h
Local: Tatersal de leilões do Sindicato Rural – avenida Santa Mônica, s/n, bairro São Gonçalo
Inscrições e informações: https://www.sympla.com.br/evento/minas-solar/1871940
-
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Cida Santana – (38) 99271615 | (38) 99100 4590
Flávia Ferraz – (31) 98661-1272
-