Com população de 26,5 mil habitantes, Jacutinga se destaca nacionalmente como um dos principais polos de moda em malharia do Brasil. A cidade é referência quando o assunto é tricô, oferecendo qualidade, variedade e tradição para lojistas, turistas e consumidores em geral.
A vocação do município começou ainda na década de 1960, quando os primeiros teares começaram a funcionar em pequenas oficinas familiares. Desde então, a cidade consolidou-se como uma potência no setor de malhas e tricôs, sendo hoje responsável por uma das maiores concentrações de malharias do país. Atualmente, Jacutinga abriga mais de 1,1 mil fábricas de malhas, entre pequenas, médias e grandes empresas.
Com apoio do Sebrae Minas e outras entidades, a cidade se fortaleceu no mercado nacional, apostando no fortalecimento da cadeia produtiva, na conexão com novos mercados e no impulsionamento ao turismo de potenciais compradores de todo o país. A presença crescente de lojas virtuais e marketplaces também tem ampliado o alcance das marcas em todo o Brasil.
As marcas receberam apoio por meio do programa Integra Moda, que faz parte das ações do Sebrae Minas para reafirmar e consolidar Minas Gerais como o “Estado da Moda”. A iniciativa atua em consultorias técnicas, apoio às associações e ações coletivas em todas as etapas da cadeia – criação, modelagem, produção, branding, marketing e vendas.
A Modelan foi uma das empresas da cidade que surgiram há mais de três décadas e obtiveram reconhecimento nos últimos anos. De acordo com o empresário Robério Cardoso, um dos proprietários da empresa, a ideia de montar malharia teve uma história peculiar. “Meu irmão e eu abrimos uma marca que se chamava Tom & Jerry em 1986. Fizemos algo para brincar e se divertir. A ideia inicial era abrir a empresa, comprar uma moto e depois fechar a malharia. Queríamos apenas comprar a moto. Conseguimos abrir, trabalhamos, mas não a compramos. Investimos em fios, máquinas e trocamos o nome da empresa em 1990. E até hoje estamos aqui”, conta.

Atualmente, a Modelan produz 50 mil peças por mês e já desenvolve modelos para marcas, inclusive fora do país. “Trazemos o que há de diferente nesse ramo, que todo o mundo gosta. O Sebrae Minas é um parceiro importante para nós. Os pequenos que começam precisam de um empurrão. A instituição apoia, ajuda nas dificuldades, fornece cursos para as empresas evoluírem cada vez mais”, ressalta Robério.
Já a empresária Gabriela Prado deu sequência a uma história de sucesso que envolveu seus pais, fundadores da Oficina de Malhas. “Eles eram namorados e queriam começar um negócio que garantisse um sustento. A partir daí, foram crescendo, compraram a própria máquina, se casaram e continuaram a produzir novas peças. Ficamos felizes ao ver um modelo nosso rumo afora. Isso dá um prazer muito grande para nossa família. É muito gratificante ver todos crescendo e ver o resultado final”, explica Gabriela.
Compras
Além de ser um polo industrial, Jacutinga é um destino turístico de compras, especialmente durante as temporadas de outono e inverno. Milhares de turistas do interior Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados visitam a cidade em busca de preços competitivos, atendimento direto do fabricante e variedade de modelos.

Para valorizar ainda mais esse potencial, a cidade promove eventos como o FestMalhas, que recebe o apoio do Sebrae Minas. A tradicional feira acontece anualmente e reúne expositores locais, desfiles de moda, atrações culturais e oportunidades de negócios. Durante os eventos, a cidade ganha uma atmosfera ainda mais vibrante, com ruas movimentadas, vitrines decoradas e muito charme.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

