O Sebrae Minas e a Prefeitura de Itapagipe firmaram, no dia 18 de maio, um protocolo de intenções para estimular a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas locais. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Minas. Assinaram o documento o gerente da Regional Triângulo do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito, o prefeito de Itapagipe, Ricardo Garcia da Silva, e a analista do Sebrae Minas Leliane Petrocelli.
Segundo o prefeito, o comércio de Itapagipe responde por 30% da economia local. “Especialmente após o início da pandemia, observamos que falta às micro e pequenas empresas uma gestão financeira adequada. Elas também têm dificuldades no uso do marketing digital, que consideramos primordial para a retomada dos negócios. O programa, portanto, vai proporcionar aos nossos empresários o suporte necessário para alavancar seus negócios”, pontua Ricardo.
Entre outras ações, os interessados terão acesso ao Programa de Educação Empreendedora oferecido pelo Sebrae Minas. Além disso, gestores e servidores públicos serão capacitados para atuar em favor do desenvolvimento econômico, assim como os empresários locais. A iniciativa envolve ainda um incremento à Sala Mineira do Empreendedor, melhorias na Feira do Produtor/Empreendedor que estimularão a economia, a cultura e o lazer em Itapagipe, e apoio a iniciativas de empreendedorismo feminino. “Assinamos aqui as intenções que temos, mas isso não quer dizer que esse documento seja estático. A intenção é ir muito além”, adianta a analista do Sebrae Minas Leliane Petrocelli.
Ela acredita que, com essas ações, Itapagipe entrará definitivamente na rota do desenvolvimento e da inovação. A analista cita especialmente o Programa de Educação Empreendedora, que oferece ações de capacitação para professores e estudantes, por meio de oficinas de educação financeira e detalhamento dos primeiros passos a serem trilhados por jovens empreendedores.
Além dos parceiros Sicoob Itapagipe, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapagipe, Sala Mineira do Empreendedor e feirantes, participaram da solenidade de assinatura secretários municipais, o analista do Sebrae Minas Marcius Marques Mendes e os assistentes do Sebrae Minas Hélen Regina Lourenço Zelioli e Diego de Oliveira Pereira. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora facilita a transformação econômica dos municípios por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas vinculadas à abordagem de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) do Sebrae Minas. As ações têm como foco a melhoria do ambiente de negócios, criação e fortalecimento de políticas públicas, o fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial.
A iniciativa inclui mais de 100 soluções, organizadas em 10 eixos de atuação e voltadas para direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local. Cada município escolhe as soluções de acordo com suas necessidades, particularidades e vocações.
O programa é direcionado a prefeitos, secretários municipais e demais gestores públicos, entidades empresariais, cooperativas, instituições financeiras, institutos de ciência e tecnologia, consórcios públicos, associações microrregionais, professores, empresários e lideranças locais.
Os interessados em conhecer e aderir ao programa podem procurar uma das 58 Agências de Atendimento do Sebrae em todo o estado. Mais informações pelo 0800 570 0800.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Pituca Ferreira – (34) 99107-3972 | (34) 99972-0592
Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255
