ASN MG Atualização
Compartilhe

Itanhandu adota a RedeSim + Livre para simplificar abertura de empresas

Ferramenta digital, implementada em parceria com o Sebrae Minas, desburocratiza processos, reduz a informalidade e fortalece o ambiente de negócios no Sul de Minas
Por Luciana Trindade (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

A cidade de Itanhandu, no Sul de Minas, passa a contar com a RedeSim + Livre, ferramenta inovadora que transforma a forma de abrir, regularizar e encerrar empresas, tornando os processos mais ágeis, digitais e menos burocráticos. A iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae Minas, por meio do Programa Territórios Mais Atrativos, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que apoia a modernização da gestão pública.

A plataforma oferece soluções práticas como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco). Já para negócios de médio e alto risco, o sistema garante a emissão automática de licenças e alvarás, inclusive do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes, a novidade representa um avanço importante para o município. “A RedeSim + Livre chega para derrubar barreiras que afastavam muitos empreendedores da formalização. Agora, com processos rápidos, seguros e digitais, será possível ampliar o número de empresas regularizadas, reduzir a informalidade e criar um ambiente mais competitivo e atrativo em Itanhandu”, ressalta.

Para o município, a chegada da RedeSim + Livre representa mais um passo estratégico na construção de um ambiente de negócios moderno, transparente e favorável ao crescimento econômico e social. “Todo o processo de implementação ocorreu de forma rápida, em pouco mais de três meses. Por ter participado do programa Líder, do Sebrae, percebi que essa era uma grande oportunidade de desburocratizar processos internos de abertura de empresas, sempre prezando pela geração de renda e fortalecimento da economia local”, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itanhandu, Lucas Alves da Silva Freitas.

Redesim + Livre

A plataforma traz inovações, como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e MEIs. Já para empresas de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, incluindo os do Corpo de Bombeiros. A desburocratização também beneficia o encerramento de empresas, tornando-o mais simples e rápido.

No Sul de Minas, outras 16 cidades já aderiram à iniciativa na região: Alagoa, Areado, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cambuquira, Campanha, Campestre, Heliodora, Maria da Fé, Monsenhor Paulo, Natércia, Poços de Caldos, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista, São Tomé das Letras e Varginha.

Territórios Mais Atrativos

O Programa Territórios Mais Atrativos é uma iniciativa do Sebrae Minas para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e estratégias para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente empreendedor. São três frentes principais: Lei de Liberdade Econômica (LLE), Regularização Fundiária e Atração de Investimentos.

A LLE visa desburocratizar, agilizar e simplificar o processo de abertura e formalização de empresas, ofertar serviços e melhorar o ambiente de negócios. O Sebrae Minas disponibiliza consultoria para automatizar o processo de abertura de empresas. Em 2024, foram 35 municípios automatizados.

A Regularização Fundiária objetiva potencializar o desenvolvimento econômico local por meio da organização territorial, da garantia da propriedade e do acesso ao crédito, bem como aumentar a renda e fomentar a construção civil. Em 2024, o Sebrae Minas implantou projetos em dois municípios – Lagoa Dourada e Monte Santo de Minas, para os quais ofereceu consultoria de capacitação.

Já a Atração de Investimentos é um projeto para capacitar as prefeituras para melhoria do ambiente de negócios e da jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria que, em conjunto com a Invest Minas, pretende tornar o território mineiro ainda mais competitivo. No ano de 2024, três municípios foram atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos: Divinópolis, Pirapora e Timóteo.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul

Luciana Trindade (Stark)

(35) 98863-8589

[email protected]

  • Itanhandu
  • programa territórios mais atrativos
  • Redesim + Livre
  • territórios mais atrativos