Alunos e professores das 47 escolas da rede municipal e dos cinco polos de Educação Integral de Ipatinga, incluindo o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CENAM), se preparam para a 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro. O evento será realizado no dia 26 de outubro, sábado, de 9h às 16h, no estacionamento do Estádio Ipatingão. A entrada é gratuita.
Promovida pelo Sebrae Minas e Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Feira é considerada a maior do estado no âmbito da educação empreendedora. Ao todo, serão 53 estandes com projetos temáticos desenvolvidos ao longo do ano, com base no Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae.
Os trabalhos evidenciam o impacto positivo do programa no desenvolvimento de competências empreendedoras com os estudantes. “A metodologia oferece ferramentas para que os alunos possam resolver problemas de forma criativa, trabalhar em equipe e identificar oportunidades, estimulando a curiosidade e o protagonismo. São competências essenciais para formar as novas gerações, em um contexto socioeconômico que valoriza cada vez mais a inovação e a capacidade de adaptação”, afirma a analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni.
A Feira também consolida Ipatinga como um modelo de inovação no ensino empreendedor em Minas Gerais. “As escolas estão vivenciando uma transformação em suas práticas pedagógicas por meio do programa de Educação Empreendedora. Observamos educadores e alunos mais autônomos e empenhados em levar para o evento projetos cada vez mais impactantes. Por isso, convidamos a comunidade a prestigiar o evento”, reforça a secretária municipal de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.
O evento terá ainda uma praça de alimentação, e espaço kids com brinquedos e atividades de recreação. Os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis, que serão recolhidos no balcão do Programa Gestão de Avaliação e Impactos Ambientais (Gaia), que tem como objetivo gerenciar o impacto ambiental das atividades do Sebrae Minas. As doações serão destinadas ao banco de alimentos do município.
Gamificação
Entre os destaques da Feira estão os projetos do Polo de Educação Integral Escola do Futuro, que atende alunos da rede municipal, no Jardim Panorama. A orientadora de robótica Priscila Cardoso explica que a gamificação é a estratégia usada para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. “Aplicamos elementos e mecânicas de jogos em contextos de sala de aula. Na feira, os visitantes poderão interagir em diversas estações de jogos digitais e físicos. Ao fim do percurso, irão receber de um dos robôs do projeto um brinde produzido por uma impressora 3D, programada pelos alunos”, conta.
Amigos imaginários
Para estimular os comportamentos empreendedores na educação infantil, que abrange crianças de 0 a 5 anos, o CMEI Salvelino Liu de Oliveira Barbosa criou o projeto “Amigos Imaginários”. A coordenadora Priscila Garito explica que o objetivo foi descobrir e materializar os pensamentos das crianças em desenhos artísticos, com envolvimento da família e de voluntários na confecção das peças. “Os amigos imaginários são desenhos feitos pelas crianças e transformados em pelúcia. Elas podem brincar, dormir junto e servem até como suporte emocional”, diz.
Spoiler literário
Por meio da linguagem utilizada nas mídias sociais, a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade buscou incentivar nos alunos o hábito da leitura no projeto Spoiler Literário. “Utilizamos algo do universo dos jovens para gerar conexão e engajamento”, diz o coordenador Giuliano Nepomuceno. A partir da leitura de três obras literárias, os alunos foram orientados a produzir diversos conteúdos, em formato de vídeos, stories poemas e fotos, que foram postados no perfil do projeto nas redes sociais. No projeto, ainda foram trabalhados valores éticos e questões sociais como bullying e racismo.
Educação empreendedora em Ipatinga
Minas Gerais se destaca pela sua forte atuação com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) que, em 2023, completou dez anos. Em uma década, mais de 188 mil professores e 2,9 milhões de estudantes foram impactados pela metodologia no estado. Na região Rio Doce e Vale do Aço, somente em 2023, foram quase oito mil profissionais de educação capacitados, e 95 mil alunos impactados.
Em Ipatinga, a metodologia foi implementada na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral.
Além disso, toda a bagagem adquirida desde 2022 vem conduzindo as escolas em uma jornada que incluiu o desenvolvimento dos projetos, as feiras de educação empreendedora, e premiações concedidas ao município. Em 2023, Ipatinga venceu o Prêmio Educador Transformador 2023, que valoriza professores que aplicam metodologias empreendedoras em sala de aula. Nos anos de 2021 e 2022, foi reconhecido em duas edições seguidas do Prêmio Cidades Inteligentes, na categoria Educação Empreendedora, pelo trabalho desenvolvido pelo Ucepai junto à comunidade.
Serviço:
3ª Feira Empreendedores do Futuro Ipatinga
Data: 26 de outubro (sábado)
Local: Estacionamento do Estádio Municipal João Lamego Netto, Ipatingão
Horário: 9h às 16h
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
[email protected]