O setor de panificação da Região Metropolitana de Belo Horizonte encerrou 2025 celebrando resultados expressivos do Programa Prepara Padaria. Para marcar o encerramento deste ciclo, foi promovido, no dia 2 de dezembro, na sede do Sebrae Minas na capital, o evento Inovapão. A iniciativa destacou a consolidação do programa como uma das mais relevantes jornadas de capacitação voltadas para pequenos negócios do segmento no estado.
Durante o Inovapão, uma Rodada de Negócios movimentou cerca de R$ 8 milhões em intenções de negócios, evidenciando o impacto econômico direto do programa e o potencial da panificação como importante agente da economia local. No evento, também foram apresentados conteúdos estratégicos voltados à evolução das padarias, abordando temas como lucratividade, formação de times, vendas, delivery e inovação, além da participação da Escola Senai Américo Renné Gianetti (ARG), que apresentou projetos para 2026 e novas oportunidades de fornecimento para o Sebrae Minas.
O programa Prepara Padaria é fruto da parceria entre Sebrae Minas, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão), e já impactou cerca de 200 padarias desde 2023, fortalecendo competências de gestão, operação e pessoas, pilares que norteiam o trabalho conjunto das três instituições. “Encerramos este ciclo com um painel temático e uma rodada que ultrapassou nossas intenções de negócios em apenas três horas de agendas. Isso demonstra a força da panificação”, destaca a analista do Sebrae Minas, Lorena Melo.

Capacitação e resultados
Em 2025, o Prepara Padaria se consolidou como uma importante ferramenta para o segmento, com cerca de mil horas de consultorias individuais, além de 30 horas de encontros coletivos, missões empresariais, como a participação na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service (Fipan), e visitas técnicas de intercâmbio de negócios.
Para o empreendedor Guilherme Harison, da padaria Geração do Pão, a participação no programa foi decisiva para o avanço do negócio. “Tivemos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento e aprimorar processos fundamentais para o crescimento da produção. Com o acompanhamento e consultorias, implantamos controles e processos essenciais na indústria, fortalecendo a gestão de estoque, compras e recebimento”, destaca.
O programa também contribuiu para ganhos operacionais e melhoria da oferta ao cliente. “Estruturamos o sistema de pré-pedidos e acompanhamos os produtos congelados. Isso reduziu impactos na produção e garantiu mais eficiência enquanto os produtos permanecem em estoque. As missões empresariais, visitas técnicas e a viagem à Fipan foram extremamente valiosas para nosso desenvolvimento e networking”, completa.
Parceria estratégica e desafios para o setor
Desde 2023, IEL, Sebrae Minas e Amipão atuam de forma integrada para levar transformação às padarias de Minas Gerais. Representando o IEL, a coordenadora da Gerência de Projetos para a Indústria, Raquel Lopes, ressalta que os resultados do programa refletem um trabalho contínuo e colaborativo. “A união das instituições turbinou os resultados do setor. Mas nada disso funciona sem o retorno das empresas. É ouvindo os empreendedores que conseguimos ajustar temas e atacar dores reais, como gestão de pessoas e desafios tributários”, afirma.
A presidente da Associação Mineira de Indústria de Panificação (AMIP), Rita de Cássia de Miranda Gonçalves, reforça o papel essencial da cooperação entre as entidades. “Desde 2021 desenvolvemos, com o IEL, soluções de competitividade e, quando unimos forças com o Sebrae Minas em 2023, essa parceria ganhou potência exponencial”, frisa.
Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação (SIP), Winícius Segantine Dantas, destaca os desafios do setor para 2026, especialmente, diante da reforma tributária. “Vamos precisar de muita gestão. O setor pode enfrentar aumento significativo de tributos, e precisamos estar preparados”, ressalta.
Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas | Regional Centro
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658

