ASN MG
Compartilhe

‘Inglês para Desesperados’ inova no ensino do idioma e entra no mercado de franquias

Escola de inglês de Minas Gerais cria método inovador de aprendizagem e planeja expandir a marca em 2021
Por Karla Lamounier
ASN MG
Compartilhe

A Inglês para Desesperados (IPD) foi fundada em 2016 pelos irmãos Geraldo Tinoco, Lorena Tinoco e pela professora Lara Vaz. Os três estudaram inglês por muitos anos no Brasil e, em suas viagens para o exterior, perceberam que não conseguiam se comunicar. “Foi muito frustrante. Fomos para Londres e tivemos que aprender conversação na marra”, relembra Geraldo. De volta ao Brasil, eles começaram a dar aulas de inglês e a pesquisar como as pessoas aprendiam a língua e quais dificuldades enfrentavam. Esse foi o ponto de partida para decidirem criar a própria metodologia e dar início ao negócio, em Patos de Minas.

“Não existia no mercado um método divertido e eficaz para aprender inglês como o que desenvolvemos”, afirma o empresário. O negócio começou em uma pequena sala alugada dentro de um salão de beleza. A qualidade das aulas e a eficácia da metodologia fizeram com que rapidamente o negócio se expandisse. “Fomos crescendo no boca a boca, e ficamos conhecidos por ensinar as pessoas a falarem inglês rápido, e de forma divertida. Por isso o nome ‘Inglês para Desesperados”, conta Geraldo.

A metodologia foi criada com base em dois pilares: as experiências de vida dos fundadores e a ciência. Geraldo conta que buscou conhecimento em diversas áreas da ciência e na psicologia para desenvolver o método de aprendizagem.  “Entendemos desde o início que para falar inglês não era suficiente aprender somente o idioma, mas também desenvolver habilidades como o controle das emoções, a interação social, como dominar a insegurança e perder o medo de falar em público”, explica.

A metodologia desenvolvida pela empresa une o ensino à distância com o ensino presencial. “Começamos com o método de sala de aula invertida, numa época em que ainda era muito incomum. O aluno estuda em casa, em uma plataforma on-line, e vai para a escola praticar e tirar dúvidas, em situações reais do dia a dia”, explica o empresário. “Em todo o processo ele vivencia experiências, por meio de jogos e dinâmicas, que o ajudam a viver na prática o idioma”, enfatiza.

Rapidamente a escola ficou conhecida e atingiu nota máxima de satisfação dos clientes no Google, o que despertou o interesse de empresários para abrirem escolas licenciadas em outras cidades. Com a expansão do negócio, a parte gerencial e administrativa tornou-se um desafio, pois exigia conhecimentos que os sócios não tinham. Diante das dificuldades, eles decidiram procurar o apoio do Sebrae. “Eu não tinha boas referências em gestão de negócios, e no Sebrae eu encontrei”, diz.

O empresário participou do Bootcamp e de cursos e consultorias nas áreas de finanças e marketing. “Ter esse apoio no início foi fundamental, não sabíamos por onde começar e o Sebrae nos trouxe as soluções prontas e fáceis de aplicar”, destaca.

Expansão

Atualmente, fora a matriz em Patos de Minas, a “Inglês para Desesperados” está com escolas licenciadas em quatro cidades mineiras: Paracatu, Itaúna, Patrocínio e Carmo do Paranaíba, além de Dourados, no Mato Grosso do Sul. A matriz conta com 14 funcionários, e mais de 1.600 alunos já participaram de algum curso da plataforma.

Em 2020, a empresa iniciou seu processo de expansão nacional, lançando seu formato de franquias, por meio do programa Minas Franquia, do Sebrae. “Criar um sistema de franquias é um processo muito caro e complexo. Pelo Minas Franquia, conseguimos estruturar e acelerar muito, e no ano que vem já daremos início a nossa expansão. Estamos muito confiantes”, ressalta Geraldo.

Na pandemia, a empresa precisou contratar até mais professores e aderiu ao formato totalmente virtual das aulas. Para o futuro, o plano é crescer. “Queremos começar a nossa expansão por Minas Gerais e depois por todo o Brasil”, frisa.

-